No final de 2019 o mundo iniciou a batalha contra o vírus Sars-CoV-2. Já 2020 se tornou um ano de desafios no contexto esportivo com várias competições canceladas, algumas adiadas e os treinamentos se tornaram escassos e em muitos casos pararam. Esta situação transformou-se em um período de muitas incertezas pela falta de perspectiva sobre o futuro das competições, inclusive os Jogos Olímpicos de 2020 foram adiados para 2021. Para a Psicologia, esta situação se torna um desafio para a motivação dos atletas, pois a motivação está diretamente ligada às metas e objetivos a serem alcançados. Sem competições, sem objetivos, sem perspectivas, a motivação deve ser trabalhada para sua manutenção em um nível ideal.
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
O tempo que o atleta passa sem praticar o esporte pode desencadear perda da autoconfiança e diminuição da motivação para a prática esportiva. Com base nas informações anteriores, disserte sobre como a Teoria da Autodeterminação pode ser um auxiliar na preparação esportiva e manutenção da motivação do atleta.
Ou seja ela implica em um pensamento de que o objetivo a ser alcançado e a conquista são muito maiores que as adversidades encontradas no trajeto. Sendo assim, a motivação de se participar dos jogos olímpicos se torna o bônus, do ônus da pandemia.
Respostas
Um atleta de alto nível não pode passar muito tempo sem treinar pois pode de fato perder o ritmo de treino e decrescer seu nível em caráter competitivo. O desenvolvimento desse tipo de estudo é interessante pois estamos em um ano o qual houve olimpíadas e também ainda estamos vivendo na pandemia de covid 19.
De fato a saúde pública coletiva é prioritária e as medidas de ação contra a covid 19 foram extremamente necessárias, todavia do ponto de vista esportivo, houveram muitas perdas em decorrência da inviabilidade dos atletas treinarem.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/18242471
A Teoria da Autodeterminação representa uma teoria muito importante e esclarecedora para o esporte, auxiliando atletas em sua preparação esportiva, garantindo a motivação durante as competições.
Teoria da Autodeterminação e Preparação Esportiva
A Teoria da Autodeterminação representa uma linha de pensamento que prioriza os aspectos positivos associados às competições, como as metas e objetivos a serem alcançados, em uma espécie de sistema de recompensa.
Nota-se que é alinhada com a preparação esportiva, principalmente de atletas de alto nível, mantendo-os motivados e capazes de realizar as provas, através do controle mental.
Mais sobre autodeterminação e preparação esportiva: brainly.com.br/tarefa/29126231
mapa completo - 44 998719590 - 20,00