Respostas
Resposta:
Quando usar SÇ e SC? Na oralidade, a junção das consoantes sç ou sc apresentam apenas o som /s/. Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, o ç apenas é usado com a, o, u para ter o som s. Para a vogal i e a vogal e, apenas é usado c para indicar o som s.
Existem, na língua portuguesa, diversas palavras com sc. Segundo as regras fonéticas do Português, a sequência sc pode ser considerada um dígrafo, representando um único som, ou um encontro consonantal, representando dois sons distintos.
A sequência sc é um dígrafo quando seguida das vogais e ou i, assumindo o valor fonético /s/. É um encontro consonantal quando seguida das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l.
Palavras com SC (dígrafo):
nascer;
descida;
piscina;
disciplina;
discípulo;
adolescente;
crescimento;
discernimento;
efervescente;
remanescente;
suscitar;
prescindir;
ascensão;
obsceno;
fascinante;
...
Palavras com SC (encontro consonantal):
escrever;
descoberta;
desclassificado;
descanso;
discrição;
ofuscar;
escrúpulo;
escasso;
descaso;
escárnio;
obscuro;
esclarecer;
proscrito;
promíscuo;
pitoresco;
...
SC como dígrafo e SC como encontro consonantal
No dígrafo, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência de duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema. O dígrafo sc é um dígrafo consonantal, uma vez que representa um único som consonantal equivalente a /s/. É também um dígrafo separável, encontrando-se convencionado que as consoantes ficam separadas na divisão silábica.
Exemplos:
nas-cer;
des-ci-da;
pis-ci-na;
dis-ci-pli-na;
dis-cí-pu-lo;
a-do- les-cen-te;
cres-ci-men.to;
...
No encontro consonantal, cada consoante mantém sua unidade sonora, sendo possível a distinção do som de cada consoante, que representam fonemas diferentes. O encontro consonantal sc é um encontro consonantal imperfeito, também chamado de disjunto ou impróprio, uma vez que, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes.
Exemplos:
es-cre-ver;
des-co-ber-ta;
des-clas-si-fi-ca-do;
des-can-so;
dis-cri-ção;
o-fus-car;
es-crú-pu-lo;
...
SC ou SÇ
Na oralidade a junção das consoantes sc ou sç apresentam apenas o som /s/. É necessária a alteração do c para ç, para manter a sonoridade da palavra. Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, o ç apenas é usado com a, o, u para ter o som s. Para a vogal i e a vogal e, apenas é usado c para indicar o som s. Assim, o grupo silábico fica ça, ce, ci, ço, çu, sendo lido como sa, se, si, so, su.
Exemplos:
nascer, nasço, nasça;
crescer, cresço, cresça;