Leia com atenção o texto a seguir foi extraído do trabalho de Vargas e Souza (2018): “Os princípios são fundamentais para que o profissional possa ter conhecimento eficaz, para proporcionar melhores tomadas de decisões por parte dos usuários, evidenciando sua importância quanto à avaliação, ao registro e à mensuração dos fatos contábeis no processo evolutivo da contabilidade, pois estes são o arcabouço teórico da disciplina. Os princípios fundamentais de contabilidade são de uso obrigatório para o exercício profissional contábil e constituem legitimidade as aplicações de normas introduzidas pelos órgãos regulamentadores. Esses são alicerces para a contabilização, pois a fundamentação para realizar os lançamentos contábeis ocorre por meio das normas dos princípios e seu uso correto é fundamental para que as demonstrações sejam fidedignas à realidade empresarial. Os princípios contábeis são importantes para a prática profissional, porque são as ferramentas que tornam as demonstrações contábeis mais compreensivas aos seus usuários. ”
Respostas
Os princípios são fundamentais para que o profissional tenha conhecimento de forma eficaz para a correta tomada de decisão e para evidenciar a importância de sua avaliação, de seu registro e de sua mensuração com relação aos fatos contábeis.
Um importante exemplo de princípio contábil é o princípio da entidade, que tem como base a autonomia patrimonial objetivando a não mistura dos patrimônios da entidade com os patrimônios de seus sócios.
Bons estudos!
Resposta:
a) A Contabilidade é uma ciência social aplicada, não é uma arte, técnica. Por esse motivo, possui objeto de estudo próprio. Os seus princípios são como vetores, direcionadores, que irão subsidiar àqueles que produzem a informação contábil útil, para auxiliar os seus usuários em seu processo decisório. Caramba, já consigo imaginar uma questão do Cespe com esse parágrafo
b) Uma ação que poderia ser tomada para evitar problemas pelo não cumprimento do princípio contábil principio da oportunidade, é: O CNPJ da empresa ser utilizado apenas para fins empresariais.
Explicação:
a conta bancária da empresa deve ser utilizada corretamente, o CNPJ apenas para questões empresariais, os custos do dono da empresa tem que ser feito em nome próprio, as decisões tem que ser de acordo com o princípio da continuidade empresarial, e os ativos empresariais tem que atender as necessidades da empresa.