A menina e a borboleta
Num pequeno sítio onde passava os fins de semana acompanhada dos pais, a menina passava horas próxima às árvores observando os vais e vens das aves e das borboletas coloridas. Como de costume, os adultos permaneciam sentados em volta de uma mesa rústica, [...] feita com tronco de enorme árvore. Certo dia, quando se deliciavam de churrasco [...], nem sequer deram conta da falta do pequeno membro que se distanciara do barulho das conversas e do volume alto do som. Em dado momento, a mãe da pequena, estranhando a ausência, saiu à procura da filha. [...] O vovô, que observava tudo, interceptou-a. E, apontando para frente, disse: ela se encontra por trás daquele arbusto. [...] Minutos depois o avô ouve a voz da neta.
– Vem cá vovô. Vem logo. [...]
– O que está acontecendo para tanta pressa de me ver por perto? Algum animal peçonhento te picou?
– Nada disso vovozinho. Chega mais perto. Olha o que acabo de descobrir. Uma borboletinha saindo do casulo. E já está se preparando para voar. Não é linda esta cena, vovô? Você sabe dizer como isso acontece? [...]
– A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pelo bicho geralmente em folhas de planta, num período que dura de alguns dias até um mês.
– Obrigada, vovô. Segunda-feira, logo que chegar à escola, vou contar para minhas amigas sobre a experiência que tive vendo uma borboletinha nascer.
VALANO. A menina e a borboleta. In: Recanto das Letras. 2021. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Nesse texto, há uma marca de tempo no trecho:
“... observando os vais e vens das aves e das borboletas coloridas.”. (1º parágrafo)
“... os adultos permaneciam sentados em volta de uma mesa rústica,...”. (1º parágrafo)
“Certo dia, quando se deliciavam de churrasco...”. (1º parágrafo)
“O vovô, que observava tudo, interceptou-a.”. (1º parágrafo)
Respostas
Resposta:
letra C
Explicação:
a letra C é “Certo dia, quando se deliciavam de churrasco...”. (1º parágrafo)" está escrito"Certo Dia" iniciando um marca de tempo na história. No final do texto a menina fala: Obrigada, vovô. Segunda-feira, logo que chegar à escola, vou contar para minhas amigas sobre a experiência que tive vendo uma borboletinha nascer. ela disse na Segunda Feira então é possível esse história aconteceu no sábado ou domingo. espero que ajudei:)
O item que marca corretamente a passagem de tempo na história "A menina e a borboleta" está na primeira linha e parágrafo do texto (item C).
Em “Certo dia, quando se deliciavam de churrasco..." o termo "certo dia" remete que a história se passa em momentos passados.
Esta expressão é algo temporal, que geralmente inicia vários tipos de história e narrativa.
Baseado na leitura do texto, podemos identificar que Aninha tem um amor gigantesco pela natureza. Tanto como as plantas e os animais, Aninha brinca com ambos e se diverte muito correndo e conversando com o ambiente à sua volta.
Mais em: brainly.com.br/tarefa/24911978