A partir dos conhecimentos apresentados sobre demanda agregada, considere as afirmativas a seguir:
I. A curva de demanda agregada possui inclinação positiva, pois, em geral, um maior preço reduz a quantidade demandada.
II. A elasticidade-preço é uma medida de sensibilidade da demanda agregada de um bem em relação ao preço, e quanto mais substitutos um bem possui, menos elástica é a demanda.
III. Bernardo considera laranja e tangerina igualmente gostosas, e as consome como se fossem substitutas. Uma geada acabou com a safra de laranjas, mas não afetou a safra de tangerinas devido à distância geográfica. Como resultado da geada, o preço da laranja aumentou. Bernardo, quando foi à feira, se deparou com preços mais altos da laranja. Ele comprará tangerinas em vez de laranjas.
IV. Uma redução do número de consumidores em um determinado mercado faz com que a demanda agregada por um bem se reduza.
V. Batata frita e hambúrguer são considerados bens complementares. Um aumento no preço do hambúrguer leva a uma redução da quantidade demandada de batata frita.
Assinale a alternativa correta:
Respostas
Resposta: As afirmativas I e II são falsas.
Explicação:
LEtra c
Resposta:
As afirmativas I e II são falsas.
Explicação:
I. A afirmativa é falsa. A lei da demanda diz que quanto maior o preço, menor a quantidade demandada. A inclinação da curva de demanda ilustra essa proposição.
II. A afirmativa é falsa. A elasticidade-preço da demanda é uma medida de sensibilidade da demanda em relação às mudanças no preço. Quanto mais substitutos um bem possui, maior é a redução da demanda quando um preço aumenta, pois se dois bens são indiferentes entre si, o consumidor optará por obter aquele que é mais barato.
III. A afirmativa é verdadeira. Como laranja e tangerina são indiferentes para Bernardo, ou seja, são igualmente satisfatórias, elas são substitutas. Quando dois bens são substitutos perfeitos, o consumidor demandará o bem cujo preço é menor, neste caso, a tangerina.
IV. A afirmativa é verdadeira. A demanda agregada corresponde à soma das curvas de demanda individuais. Quanto menos indivíduos, menor é a demanda agregada.
V. A afirmativa é verdadeira. Quando bens são complementares, o aumento no preço de um bem X reduz a quantidade demandada, tanto dele quanto do seu complemento Y. Neste caso, um aumento do preço do hambúrguer faz com que a quantidade demandada diminua, assim como a de batata frita.