Respostas
Resposta:
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha encontrava-se derrotada e quase totalmente destruída. Mas nos anos logo após o término do conflito, a Alemanha Ocidental conseguiu reverter os danos causados pela guerra a seu favor. Utilizando os recursos do Plano Marshall - um plano americano de ajuda econômica aos países europeus - os alemães ocidentais reconstruíram fábricas, estradas e ferrovias com os mais modernos equipamentos disponíveis. O crescimento econômico alemão foi extraordinário. De uma nação derrotada, a Alemanha Ocidental se tornou o líder econômico da Europa e a terceira maior economia do mundo.
O processo de industrialização no Japão iniciou-se em 1868 com a restauração do império. O governo passou a investir em educação, infraestrutura e indústria. O governo focava seus esforços em educação para que o país adquirisse uma mão de obra qualificada.
O maior desafio para a modernização japonesa foi a falta de recursos naturais do país. As terras para cultivo eram escassas e produzir alimentos em quantidade suficiente para toda a nação era um grande desafio. O Japão foi forçado a importar grande parte dos alimentos que sua população consumia e as matérias-primas necessárias para sua industrialização.
Para enfrentar esse desafio, os líderes japoneses escolheram a mesma solução que as nações ocidentais: a construção de um império. Colônias iriam fornecer ao Japão terras, safras e matérias-primas. O Japão utilizou suas forças armadas para conquistar territórios, garantindo a ocupação da Coreia e de Taiwan.
O objetivo de conquistar novos territórios levou o Japão a ingressar na Segunda Guerra Mundial. Atacando a base militar americana de Pearl Harbor, o Japão declarou guerra contra os Estados Unidos. Em retaliação, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão, em Hiroshima e Nagasaki, o que levou os japoneses a se renderam.