• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrielepf2261
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Fazer uma campanha sobre:

Papel das mulheres nas religiões;


POR FAVOR AJUDEM

Respostas

respondido por: kt457905
1

Resposta:

Explicação:

Conquistaram o direito de voto, foram eleitas chefes de governos nos cinco continentes, foram distinguidas em todas as categorias dos prémios Nobel e viajaram até ao espaço. Nos últimos 100 anos, o papel das mulheres na sociedade tem mudado muito, saindo de casa para o mundo do trabalho e conquistando o seu lugar próprio na sociedade atual.

No entanto, nas maiores religiões mundiais, as mulheres continuam a ter papéis secundários, sendo muitas vezes marginalizadas ou mesmo oprimidas pela pressão social que sobre elas é colocada. Em várias religiões, as mulheres estão impedidas de aceder ao ofício de ministros de culto, em outras não podem rezar ou mesmo entrar em locais de devoção ao lado dos homens.

Apesar disto, segundo dados do Instituto Europeu da Igualdade de Género, as mulheres são as que mais participam em serviços religiosos (não contando com batizados, casamentos e funerais). Isto acontece em todos os países europeus exceto na Turquia, Kosovo (dois países maioritariamente muçulmanos) e Sérvia (onde predomina o cristianismo ortodoxo).

Nesta mesma linha, um estudo do Pew Research Center, um instituto de investigação dos Estados Unidos, dá ainda conta de que a tendência das mulheres serem mais religiosas que os homens não é universal, tendo em conta o que se passa nos países maioritariamente muçulmanos e o papel dos judeus ortodoxos de Israel: nestas sociedades, é esperado que os homens vão a serviços religiosos à sexta-feira ou ao sábado, respetivamente, enquanto as mulheres podem cumprir deveres religiosos fora do local de culto.

Recentemente, num tempo em que as redes sociais motivam o ativismo e a solidariedade entre crentes, mulheres em todo o mundo têm encontrado novas maneiras de desconstruir barreiras e tradições. O movimento #MeToo chegou a muitas confissões, como é caso dos evangélicos nos Estados Unidos e da Igreja Católica, em vários países da Europa, nos EUA e na Índia, por exemplo.

Neste último país, milhares de mulheres lutam pelo direito de entrar nos templos hindus, como exemplifica a manifestação que formou, em Janeiro, uma corrente humana de 620 quilómetros. Até há pouco tempo, as mulheres com idade para ser menstruadas (entre os 10 e 50 anos) estavam proibidas de entrar no Templo Sabarimala, um dos locais de peregrinação mais sagrados do hinduísmo.

Uma comunidade judia ortodoxa de Jerusalém (Israel) permitiu que a oração de sexta à noite (início do Shabath judaico) as mulheres animem as orações na sinagoga.

Mas quão grandes são as diferenças de género dentro de cada religião? E o que querem as mulheres crentes em cada uma das confissões? Até 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o 7MARGENS irá traçar um retrato de qual é a situação das mulheres e os debates existentes sobre os seus papéis dentro de diferentes tradições religiosas.

Perguntas similares