O soberano persa Dario I procurou um meio de remediar os inconvenientes do comércio. Do controle por ele estabelecido surgiu seu império em "satrapias", devendo cada uma delas contribuir para o tesouro régio com um tributo em prata e ouro. As moedas persas de Dario em diante começaram a trazer a imagem e o selo do soberano, que, com essa característica, lhes garantia o peso e a qualidade.
SCHIAVO, José. O outro lado da moeda: notas históricas. Rio de Janeiro, 1978.
O texto descreve uma medida econômica adotada por Dario em seu Império que foi o(a)
divisão das joias do tesouro real entre os mais pobres.
unificação do sistema de pesos e medidas do império.
investimento em transportes marítimos e na cavalaria.
inauguração de um canal que ligava os mares orientais.
Respostas
Resposta:
A alternativa B
unificação do sistema de pesos e medidas do império.
Explicação:
A alternativa B está correta porque Dario incorporou a cunhagem de moedas de um dos povos conquistados e unificou o sistema de pesos e de medidas do império de forma a facilitar o desenvolvimento comercial entre os povos persas e o controle sobre as trocas de mercadorias entre os povos conquistados.
Resposta: (ALTERNATIVA B) Unificação do sistema de pesos e medidas do império.
Explicação:A alternativa B está correta porque Dario incorporou a cunhagem de moedas de um dos povos conquistados e unificou o sistema de pesos e de medidas do império de forma a facilitar o desenvolvimento comercial entre os povos persas e o controle sobre as trocas de mercadorias entre os povos conquistados.