Nabuco de Araújo, proeminente político do período imperial brasileiro, assim se pronunciou sobre o Parlamentarismo informal do Segundo Reinado: “O Poder Moderador pode chamar quem quiser para organizar Ministérios; esta pessoa faz a eleição porque há de fazê-la; esta eleição faz a maioria.” Considerando as ideias do autor, depreende-se que o Parlamentarismo no Brasil, durante o Segundo Reinado, significou:
A a cópia fiel do regime parlamentar inglês, onde o soberano tem a principal função de zelar pela harmonia dos poderes, evitando embates políticos que prejudicassem o avanço das atividades econômicas.
B a deturpação do modelo inglês clássico já que, aqui, os critérios de seriedade e competência na escolha do Primeiro Ministro eram desconsiderados.
C o reforço dos poderes do Imperador, já que subordinava a formação do Gabinete de Ministros ao Poder Moderador, retirando do Parlamento tal prerrogativa.
D uma adaptação do modelo parlamentar inglês ao conferir maiores poderes tanto ao Imperador quanto ao Parlamento por meio das eleições para o cargo de Primeiro Ministro.
E uma bem sucedida experiência de democratização política, já que a formação dos Ministérios estava subordinada às eleições realizadas pelo Legislativo, o qual era eleito por meio do voto universal masculino.
angelacandrade1957:
Achou?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra D
Explicação:
respondido por:
0
resposta é a D confia
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás