Respostas
Resposta:
O conceito de vontade geral, delineado na obra de Rousseau, é um dos mais retomados na filosofia política e nas teorias democráticas, a fim de se fazer referência ao ideal da soberania popular. Esse conceito, contudo, apresenta ambiguidades e pontos obscuros que criam problemas sobre os quais estudiosos ainda se debruçam para resolver, como, por exemplo, o modo de identificação da vontade geral ou do interesse comum. A questão central expressa por Rousseau, que também se coloca para as sociedades contemporâneas, é saber como conciliar a liberdade ou a autonomia política e a submissão a uma autoridade. Em outras palavras, o problema teórico a ser enfrentado é se é possível, ao mesmo tempo, ser livre e submetido a uma autoridade político-jurídica.
Explicação:
Os filósofos contratualistas abordam a política fundamentada na teoria dos contratos sociais. O nome contratualismo é baseado na explicação da origem da sociedade pautado no contrato social entre os sujeitos. Esse pensamento ainda influencia teorias políticas que buscam entender os atuais pactos sociais.
Os contratualistas: Hobbes, Locke e Rousseau
Esses pensadores viveram entre os séculos XVI e XVIII. Para eles o contrato social é o fundamento do Estado. A maioria da população firma um acordo e constroem regras de vivencia social com o controle de instituições de poder.
No século XX, observamos novos contratualistas que fundamental seus pensamentos nos antigos. John Rawls restabelece a moral kantiana para explicar os motores que movimentam os indivíduos em sociedade e reflete as causas da desigualdades e direciona para revisar os pactos sociais.
Saiba mais sobre contratualistas: https://brainly.com.br/tarefa/10778883
#SPJ2