As forças alemãs invadiram a Polônia no dia 1º de setembro de 1939 e ocuparam o país em poucas semanas. No dia 3 de setembro, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha. Naquele momento, foi acionada toda a máquina de guerra, que só seria desativada em 1945, com a derrota do Eixo.
Sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Ocorreu como consequência do Tratado de Versalhes (1919), como política expansionista de Hitler e do nazismo.
II. Seu fim marcou o início da Guerra Fria e a divisão mundial em dois blocos: capitalista versus comunista.
III. Deixou um saldo fatal em milhões de vidas e genocídios nunca antes vistos, como o Holocausto e as bombas de Hiroshima e Nagasaki.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Respostas
Resposta:
I, II e III.
Explicação:
Pois, em mais de um sentido, a política nacionalista-expansionista dos Estados autoritários, mais o “preço da paz” de 1918, desembocaram em um curso que, fatalmente, desencadearia um novo conflito de grandes proporções. Terminada a Segunda Guerra Mundial, as nações não entraram, como esperavam alguns idealistas, em período de entendimento mútuo. Dois Estados saíram muito fortalecidos da luta: os Estados Unidos e a União Soviética. Em torno deles, não demoraram a se agrupar quase todas as demais nações, constituindo grandes blocos econômicos, chamados, respectivamente, de Ocidental e Oriental. Em 6 de agosto de 1945, a Casa Branca comunicou o bombardeio de Hiroshima ao povo norte-americano.
Resposta:
I, II e III.
Explicação:
A alternativa está correta, pois, em mais de um sentido, a política nacionalista-expansionista dos Estados autoritários, mais o “preço da paz” de 1918, desembocaram em um curso que, fatalmente, desencadearia um novo conflito de grandes proporções. Terminada a Segunda Guerra Mundial, as nações não entraram, como esperavam alguns idealistas, em período de entendimento mútuo. Dois Estados saíram muito fortalecidos da luta: os Estados Unidos e a União Soviética. Em torno deles, não demoraram a se agrupar quase todas as demais nações, constituindo grandes blocos econômicos, chamados, respectivamente, de Ocidental e Oriental. Em 6 de agosto de 1945, a Casa Branca comunicou o bombardeio de Hiroshima ao povo norte-americano.