Respostas
Resposta:
Elas são Manaus, Belém, Palmas, Porto Velho, Boa vista, Rio Branco e Macapá
Explicação:
Manaus: Para ajudar a catequizar os índios, os portugueses resolveram erguer uma capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que virou padroeira do lugar. A pequena povoação foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade.
Belém: A cidade de Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco, capitão-mor da capitania do Rio Grande do Norte, desembarcou com suas tropas na foz do rio Guajará, ponto estratégico para a defesa da Amazônia.
Palmas: O nome para batizar a capital do Tocantins, Palmas, foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. Outro fator que influenciou o nome foi a grande quantidade de palmeiras na região.
Porto Velho: A criação de Porto Velho aconteceu no dia 2 de outubro de 1914, através da Lei 757, assinada por Jonatas Pedrosa (na época governador do estado do Amazonas). Porém só em 24 de janeiro de 1915, o município recebeu a nomeação oficial do superintendente da cidade e dos membros do Conselho Municipal.
Boa Vista: A cidade de Boa Vista se originou da sede de uma fazenda estabelecida no local no século XIX. Em torno da sede da fazenda, chamada Boa Vista do Rio Branco, surgiu um pequeno povoado, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, que durante um bom tempo foi o único povoado em toda a região do alto Rio Branco.
Rio Branco: surgiu como um pequeno povoado, que se formou em torno do seringal fundado em 28 de dezembro de 1882 pelo cearense Neutel Maia. Diz a tradição que, como muitos homens nessa época, o seringalista Neutel Maia subia o rio Acre com a família e vários trabalhadores em busca de um lugar para explorar a borracha
Macapá: O nome é de origem tupi, com uma variação de macapaba, que quer dizer lugar de muitas bacabas, um fruto de palmeira nativa da região. Antes de ter o nome de Macapá , o primeiro nome concedido oficialmente a essa terra foi Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, por Carlos V, o rei da Espanha da época.