Juliana é profissional fisioterapeuta, especializada em Fisioterapia Hospitalar, atualmente está inserida em um Hospital de grande porte, credenciado a rede de atenção a Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), onde presta assistência fisioterapêutica em leitos e Unidade de Terapia Intensiva. Procura seguir as recomendações de procedimentos, tanto para a segurança do paciente como para que a sua sejam garantidas. Entre estas medidas estão as medidas de prevenção de quedas.
Analise, por meio das sentenças a seguir, medidas que a profissional deve adotar para em sua prática clínica, para prevenção do risco de quedas :
I - Uma escala muito utilizada e validada no Brasil para a avaliação de risco de queda é a Morse Fall Scale que pontua os itens de histórico de quedas, diagnóstico secundário, auxílio na deambulação, uso de terapia endovenosa, marcha e estado mental.
II - Ao avaliar os riscos de quedas, os riscos extrínsecos são aqueles diretamente relacionados ao paciente, como, histórico de quedas, idade e medicação.
III - Ao avaliar os riscos de quedas, os riscos intrínsecos são aqueles relacionados ao ambiente, como piso escorregadio, roupas e sapatos inadequados e obstáculos.
IV - Pacientes com idade inferior a 10 anos ou superior a 70 anos, que apresentam déficit sensitivo, que esteja em uso de sedativos, que tenham acuidade visual e distúrbios neurológicos, são algumas das indicações para uma detalhada avaliação de risco de queda.
V - A partir de uma avaliação prévia é importante estabelecer medidas preventivas como a adoção de calçados antiderrapantes, manter grades da maca elevada, macas com sistema de trava das rodas acionadas, utilização de cinto de segurança em cadeiras de rodas.
Respostas
Resposta:
I e V aprenas
Explicação:
I - Uma escala muito utilizada e validada no Brasil para a avaliação de risco de queda é a Morse Fall Scale que pontua os itens de histórico de quedas, diagnóstico secundário, auxílio na deambulação, uso de terapia endovenosa, marcha e estado mental. (VERDADEIRA)
II - Ao avaliar os riscos de quedas, os riscos extrínsecos são aqueles diretamente relacionados ao paciente, como, histórico de quedas, idade e medicação. (FALSA) HISTORICO DE QUEDA, IDADE E MEDICAÇÃO SÃO RISCOS INTRÍNSECOS
III - Ao avaliar os riscos de quedas, os riscos intrínsecos são aqueles relacionados ao ambiente, como piso escorregadio, roupas e sapatos inadequados e obstáculos. (FALSA) PISOs ESCORRECADIOS, ROUPAS E SAPATOS INADEQUADOS SÃO RISCOS EXTRÍNSECOS
IV - Pacientes com idade inferior a 10 anos ou superior a 70 anos, que apresentam déficit sensitivo, que esteja em uso de sedativos, que tenham acuidade visual e distúrbios neurológicos, são algumas das indicações para uma detalhada avaliação de risco de queda. (FALSA) PACIENTES COM IDADE INFERIOR A 5 ANOS OU SUPEIOR A 65 ANOS, QUE APRESENTAM DEFICE SENSITIVO....
V - A partir de uma avaliação prévia é importante estabelecer medidas preventivas como a adoção de calçados antiderrapantes, manter grades da maca elevada, macas com sistema de trava das rodas acionadas, utilização de cinto de segurança em cadeiras de rodas. (VERDADEIRA)
Resposta: I e V estão corretas.
Explicação: as outras estão erradas rs. corrigido pelo AVA.