A resistência elétrica é uma propriedade dos corpos de resistir ao movimento de cargas elétricas, sendo propriedade dos corpos, ou seja, um fio de cobre de 2 m de comprimento tem uma resistência elétrica enquanto um fio de cobre de 4 m de comprimento tem uma resistência elétrica diferente. Assim a propriedade associada a resistência ao movimentos das cargas dos materiais que compõem um condutor, como no caso o cobre, é chamada de:
Corrente elétrica.
Resistência Elétrica
Potencial elétrico.
Resistividade elétrica.
PARA HOJE .....
Respostas
Pensando que nessa questão pergunta-se sobre a relação entre um comprimento de um mesmo fio, em relação ao material, podemos afirmar que essa propriedade é chamada Resistividade elétrica. Alternativa D.
Encontramos esse resultado a partir da Segunda Lei de Ohm. George Simon Ohm foi o homem que primeiramente pensou na resistência elétrica desenvolvendo a sua primeira lei que relaciona a tensão, corrente e resistência elétrica e posteriormente a sua segunda lei dada por:
Onde:
- R é a resistência elétrica[Ω]
- ρ é a resistividade do material[Ω.m]
- L é o comprimento [m]
- A é a secção transversal do material [m²]
Analisando essa fórmula podemos ver que o comprimento do fio é diretamente proporcional a resistência, isso quer dizer que, quando o comprimento aumenta ou diminui, a resistência aumentará ou diminuirá como o fio.
Já a secção transversal é inversamente proporcional a resistência, isso quer dizer que, quando a secção transversal aumentar ou diminuir, a resistência aumentará ou diminuirá de forma contrária a secção.