• Matéria: Física
  • Autor: mariaseverolima
  • Perguntado 3 anos atrás

FCM PB) É muito comum, em regiões cujo inverno é muito rigoroso, lagos e oceanos congelarem da superfície para o fundo. Se o inverno for muito rigoroso, o gelo será mais grosso do que num inverno mais ameno. Um fato curioso é que corpos de água muito profundos não ficam em sua completude cobertos de gelo mesmo nos invernos mais rigorosos. A razão de tal fenômeno é que
a. devido a dilatação anômala da água, sua densidade é mínima na temperatura de 4ºC e máxima a 0ºC.
b. o gelo, por possuir baixo calor específico, impede a troca de calor entre as regiões profundas e o meio externo.
c. devido a dilatação irregular da água e a sua pouca habilidade em conduzir calor, a água do fundo dos lagos e oceanos mantém sua temperatura constante ao longo de todo o ano.
d. na temperatura de 0ºC certa massa de água atinge um volume mínimo e a 4ºC atinge um volume máximo devido a um rearranjo dos retículos cristalinos.
e. a água, por possuir baixo calor específico e o gelo alto calor específico, impede que haja eficazmente essa troca de calor.

Respostas

respondido por: Jefersoncarvalho07
2

Resposta:c) Devido a dilatação irregular da água e a sua pouca habilidade em conduzir calor, a água do fundo dos lagos e oceanos mantém sua temperatura constante ao longo de todo o ano.

Explicação: De nada, maria.

Perguntas similares