Tarsila do Amaral nasceu em 1886
Anita Malfatti nasceu em 1889
Oswaldo de Andrade nasceu em 1890
Di Cavalcante nasceu em 1897
Cândido Portinari nasceu em 1903
Quando Tarsila tinha três anos de idade nasceu Anita Malfatti .
Quando Tarsila do Amaral tinha quatro ano nasceu Oswaldo de Andrade.
Quando Tarsila do Amaral tinha 11 anos nasceu Di Cavalcante.
Quando Tarsila tinha 17 anos nasceu Portinari.
Atividade :pesquise a semana da arte moderna que aconteceu no ano de 1922.
Roteiro de pesquisa=
#Local que aconteceu;
# Quem organizou;
# Artistas participantes;
# Motivo pelo qual a semana da arte moderna aconteceu e etc......
ALGUEM ME AJUDA PFV
Respostas
Resposta:
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento que oficializou o modernismo no Brasil. Artistas de diversas áreas reuniram suas obras entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, no theatro municipal de São Paulo, para amostragem do que havia de mais novo no universo da arte.
O ano de 1922 era o centenário da Independência do Brasil. Para os artistas envolvidos na programação da Semana, havia um nacionalismo preponderante: a proposta era atualizar a intelectualidade brasileira e muni-la de uma consciência nacional, pautada por uma necessidade de “redescobrir” o Brasil, que se transformava e se modernizava aos passos lentos da República Velha, sem perder os velhos padrões oligárquicos coloniais, agora com a roupagem da burguesia industrial.
Algumas das principais características da semana da arte moderna foram: Ausência de formalismo; Ruptura com academicismo e tradicionalismo; Crítica ao modelo parnasiano; Influência das vanguardas artísticas europeias(futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo); Valorização da identidade e cultura brasileira; Fusão de influências externas aos elementos brasileiros; Experimentações estéticas; Liberdade de expressão; Aproximação da linguagem oral, com utilização da linguagem coloquial e vulgar; Temáticas nacionalistas e cotidianas.
Alguns dos principais artistas foram: Mário de Andrade; Oswald de Andrade; Anita Malfatti; Menotti Del Picchia; Ronald de Carvalho; Sérgio Milliet; Heitor Villa-Lobos; Tácito de Almeida; Di Cavalcanti; Guiomar Novaes
Repercussão da Semana 22, a crítica ao movimento foi severa, as pessoas ficaram desconfortáveis com tais apresentações e não conseguiram compreender a nova proposta de arte. Os artistas envolvidos chegaram a ser comparados aos doentes mentais e loucos. Com isso, ficou claro que faltava uma preparação da população para a recepção de tais modelos artísticos.
Após a Semana de Arte Moderna, considerada um dos marcos mais importantes na história cultural do Brasil, foram criadas inúmeras revistas, movimentos e manifestos. A partir disso, diversos grupos de artistas se reuniam com o intuito de disseminar esse novo modelo. Destacam-se: Revista Klaxon (1922); Movimento Pau-Brasil (1924); Revista de Antropofagia (1928).