• Matéria: História
  • Autor: sophiabonifiorelli
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto sobre à Revolução Farroupilha entre as várias revoltas regenciais.
A Regência iria enfrentar uma série de rebeliões nas províncias, marcadas pela reação das elites contra o centralismo monárquico levado a efeito pelos interesses dos setores ligados ao café da Corte, como a Cabanagem, no Pará, a Balaiada, no Maranhão, e a Sabinada, na Bahia. Mas, de todas elas, a Revolução Farroupilha era aquela que mais preocuparia, não só pela sua longa duração como pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata.
FIGUEIREDO, Luciano (Org.). História do Brasil para ocupados: os mais importantes historiadores apresentam de um jeito original os episódios decisivos e os personagens fascinantes que fizeram o nosso país. Rio de Janeiro: Casa da Palavras, 2013, p. 330-331.
Dos movimentos enfrentados pelas Regências, a Revolução Farroupilha

A) foi aquela com menor impacto nos interesses do governo, pois na região Sul não existia produção de café.

B) trouxe preocupação ao governo devido à condição de vulnerabilidade das fronteiras do sul do Brasil e o controle da região do Prata.

C) teve curta duração, garantindo uma ampla vitória do governo imperial, que contou com o apoio dos estancieiros do sul.

D) representou o fim da influência dos cafeicultores no governo imperial e o início do desenvolvimento econômico do sul do Brasil.

E) foi a única revolta do período regencial que se sagrou vitoriosa.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

É correta a alternativa B, já que uma revolução de caráter separatista, como era a Farroupilha, era especialmente perigosa (do ponto de vista do governo) se localiza nas áreas de fronteira do país, mais difíceis de guardar militarmente.

Além disto, a região que pretendia se separar fazia fronteira com Repúblicas independentes com as quais tinha alguns laços culturais e históricos relevantes, de modo que havia o medo real de que estas Repúblicas pudessem se unir, direta ou indiretamente, à luta dos separatistas e dificultar ainda mais a situação do então fragilizado governo imperial do Brasil.

Perguntas similares