Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo? *
A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais.
Os sacerdotes tinham muito poder na sociedade egípcia. Eram mais poderosos do que os faraós.
O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.
O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
Respostas
Resposta:
Como características da sociedade do Egito
Antigo, podemos afirmar que o poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos. Alternativa correta, letra A.
No Egito Antigo, o faraó era o governante que tinha totais poderes sobre aquela sociedade, além de ser adorado por ser considerado um Deus pelo seu povo. Vale ressaltar que o poder do faraó era passado de geração para geração, ou seja, era algo hereditário, sem a possibilidade de acontecer um processo de escolha ou votação para elegê-lo.
Portanto, entende-se que a sociedade do Egito Antigo era organizada de forma injusta, mesmo que funcionasse muito bem, fato que garantiu sua eficiência e expansão. No Egito Antigo a sociedade era hierárquica, sendo que cada categoria do povo tinha funções e poderes que lhes eram automaticamente atribuídos, gerando uma obediência.