No Pronto-Socorro, foi admitida uma paciente com um quadro de náuseas, vômitos, dor abdominal e anorexia. Nos exames clínicos, a paciente apresentava valores elevados para TGO (transaminase glutamato-oxaloacetato) e TGP (transaminase glutamato-piruvato), o que indica uma lesão hepática. A paciente relatou que tomou uma grande quantidade de paracetamol para aliviar a dor. A biotransformação (metabolismo) do paracetamol no fígado resulta na formação de compostos tóxicos que são neutralizados pela glutationa, um peptídeo antioxidante. Porém, a paciente fez uso de quantidade elevada de paracetamol, o que resultou em uma grande quantidade de compostos tóxicos no fígado e, por isso, a glutationa hepática não foi suficiente para neutralizá-los. Como consequência, esses compostos tóxicos não neutralizados provocaram lesões hepáticas, resultando no quadro de hepatite medicamentosa. A paciente recebeu imediatamente acetilcisteína, um fármaco composto pelo aminoácido cisteína, como antídoto da intoxicação por paracetamol.
Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A acetilcisteína apresenta ação antioxidante direta e aumenta o nível hepático de glutationa para neutralizar os compostos tóxicos.
b.
Como a cisteína é um aminoácido essencial, a acetilcisteína deveria ser dada sempre em conjunto com o paracetamol para evitar riscos hepáticos.
c.
A glutationa tem cisteína na sua composição, mas o suplemento desse aminoácido pela acetilcisteína não interfere nos níveis desse peptídeo.
d.
O fármaco acetilcisteína atua como inibidor da biotransformação do paracetamol, o que impede a formação de mais compostos tóxicos.
e.
A cisteína é um aminoácido comum e, por isso, só tem utilidade na composição de peptídeos e proteínas. Portanto, não tem ação antioxidante direta.
Respostas
Resposta correta corrigida pelo ava.
A acetilcisteína apresenta ação antioxidante direta e aumenta o nível hepático de glutationa para neutralizar os compostos tóxicos.
Explicação:
De acordo com o texto e com os conhecimentos prévios acerca do metabolismo do paracetamol, é possível afirmar que a acetilcisteína apresenta uma ação antioxidante direta e contribui para o aumento dos níveis hepáticos de glutationa, a qual neutraliza os compostos tóxicos (letra A).
Lesão hepática por uso de medicamentos
Sabe-se que as hepatites, ou seja, as inflamações do fígado, não são casos raros, podendo ser causadas por diversos motivos, como a presença de vírus que causam hepatite ou pelo uso desenfreado de medicamentos.
No caso do uso abusivo do Paracetamol, seu metabolismo, ou seja, degradação, que ocorre no fígado, origina diversos compostos tóxicos que acabam lesando os próprios hepatócitos (células do fígado). As enzimas hepáticas (TGO e TGP), quando elevadas, sugerem que esse lesão está presente. Portanto, a acetilcisteína age como um antioxidante e estimulante de glutationa.
Outra questão sobre lesões hepáticas:
https://brainly.com.br/tarefa/19301605