“A complexidade do conhecimento para além do acúmulo de informações diz respeito à apropriação e desenvolvimento de uma linguagem que provoque uma reflexão sobre a natureza e origem do conhecimento, seus limites e possibilidades no contexto em que ele é produzido e enunciado. O conhecer envolve operações mentais e físicas. Podemos até dizer que o conhecimento só ocorre quando essas operações estão em funcionamento, conjugando-se e gerando um terceiro elemento: o processo formativo em todos os nossos campos de atuação. Portanto, conhecer não é só se informar. É desejar e aceitar que essa informação seja processada com suas experiências e expectativas para resultar numa ação transformadora.”
CENTRO PAULA SOUZA. UA 01: O que é conhecimento. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial, Disciplina de Métodos para Produção do conhecimento. São Paulo, 2018. p. 6-7.
A respeito da formação do conhecimento, é possível afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
A metodologia refere-se ao método de formação da palavra e, consequentemente, acúmulo de conhecimento.
b.
Uma vez desenvolvido o conhecimento, ele nunca será alterado, pois o desafio de gerá-lo, já foi superado.
c.
Independente do contexto, o sentido da palavra é único, portanto, o conhecimento formulado será o mesmo.
d.
Em uma pesquisa para obtenção de conhecimento, somente é permitido um tipo de instrumento de coleta de dados para serem analisados.
e.
Somente informações ou dados isolados não são suficientes para a formação do conhecimento.
Respostas
Resposta:
A letra E)
Somente informações ou dados isolados não são suficiente para a formação do conhecimento.
Explicação:
O processo de formação do conhecimento se refere ao conjunto de saberes e dados que não podem estar isolados (E).
Senso comum se difere de conhecimento, porque não traz em si informações que possam ser universalizadas nem são saberes científicos, pois partem da generalização, da subjetividade e da visão de mundo de cada indivíduo.
Saberes científicos, por outro lado, apresentam informações cunhadas na investigação da realidade, da observação, dos dados e da falseabilidade. Não são ideias prontas e fixas, pois é necessário serem revisadas e repensadas a cada época.
Suas ideias são objetivas, cuja dúvida é fonte de constante transformação. De modo bem trabalhado, as hipóteses são formuladas e verificadas, para diminuir a porcentagem de erro e tornar as suposições mais próximas da verdade.
Link: brainly.com.br/tarefa/21749861