• Matéria: Sociologia
  • Autor: danielisantos217
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre a história da menina Malala Yousufzai, explique por que ela foi perseguida pelo grupo Talibã e o que ela representa hoje para o mundo? *

Respostas

respondido por: PaladinoR
0

A religião islãmica predomina no paquistão, e o islã, como toda religião, tem suas particularidades em relação a costumes e tradições, estes, por sua vez, se baseiam em interpretações do Alcorão, livro sagrado do islã -- equivalente à Bíblia para os cristãos. Ocorre que, assim como no caso da Bíblia e das ramificações religiosas de caráter cristão, existem diversas vertentes de interpretação do Alcorão, o que resulta em divergências quanto aos costumes que as pessoas devem manter.

O Talibã é um grupo extremista que segue uma vertente espúria a qual defende que, dentre outras coisas: as mulheres devem usar burca, que cobre todo o corpo, e não o usual hijab, que deixa o rosto à mostra; e as meninas não devem estudar. É importante salientar para o fato de que o tãliba se utiliza de meios bárbaros para  impor seus costumes e controlar regiões -- como o açoitamento em público e atentados por meio de homens-bomba.

Malala Yousufzai é uma menina paquistanesa que, com o apoio de sua família, militou pelo direito dela e das demais meninas estudarem. Malala chegou a ganhar um prémio paquistanês pelo seu ativismo. Entretanto, sua história não foi vista com bons olhos pelo grupo extremista, gerando ameaças contra Malala. E ela, que nunca deixou de sentir medo, enfrentou as ameaças bravamente junto a sua família.

Em 9 de outubro de 2012, três tiros foram disparados contra Malala, um alveja sua cabeça. Na época, este atentado contra uma menina de apenas 14 anos gerou uma comoção internacional, de modo que Malala, depois de lutar pela vida e se recuperar, discursou na ONU, ganhou o prémio Nobel, publicou um o livro Eu Sou Malala e, juntamente ao pai, fundou o Fundo Malala, que visa à educação gratuita e de qualidade para todas as crianças. Malala, com sua história de coragem e resiliência, nos mostra, sobretudo, como a educação é poderosa e transformadora, além de que ela deve ser direito básico de toda pessoa.

*Nota: li a biografia dela recentemente, então fiz um apanhado geral.

Espero ter ajudado ;-)

Perguntas similares