Duas áreas do governo do Rio Grande do Sul foram ocupadas por cerca de 450 trabalhadores rurais na manhã desta sexta. Eles ocuparam os dois terrenos para pressionar o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pela desapropriação das áreas, que estariam abandonadas. Uma das áreas, com 300 hectares, pertence à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no município de Candiota. De acordo com os trabalhadores, o Incra já havia manifestado interesse em comprar o terreno do governo gaúcho para destiná-lo à reforma agrária. O outro imóvel ocupado por eles tem 350 hectares, em Encruzilhada do Sul, e pertence à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O Incra informou que o “governo do Rio Grande do Sul não tem interesse em negociar a área localizada no Vale do Rio Pardo [Encruzilhada do Sull]. A decisão já foi comunicada ao Incra” e que a “área de Candiota foi vistoriada pelo Incra e a autarquia tem interesse em adquiri-la. A concretização do negócio ainda não ocorreu por conta das restrições orçamentárias”.
Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2019.
O excerto acima relata uma situação comum no espaço agrário brasileiro, em que trabalhadores rurais ocupam terras que estão ociosas e sem uso produtivo. Desse modo, considere a alternativa correta que indica como é denominado o trabalhador rural que ocupa terras do governo para produzir.
Alternativas
Alternativa 1:
Invasor.
Alternativa 2:
Posseiro.
Alternativa 3:
Fazendeiro.
Alternativa 4:
Latifundiário.
Alternativa 5:
Trabalhador agrário.
Respostas
respondido por:
3
A ocupação no cenário brasileiro de terras ociosas por trabalhadores compreende uma atividade comum, embora não apresente legalidade na legislação nacional.
Trata-se de um assunto delicado, haja vista que de um lado estão os donos legais das terras ociosas, e de outro, uma grande massa de trabalhadores que não têm recursos necessários para garantir a sobrevivência. Assim, está correta a alternativa 2. Posseiro.
respondido por:
1
Resposta:
Olá, pessoal a alternativa correta é a 2: posseiro.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás