• Matéria: Saúde
  • Autor: michelesousa89
  • Perguntado 3 anos atrás

De modo geral as ações preventivas têm como proposito manter a população saudável. Leavell e Clark são dois pesquisadores que foram além desse conceito, e propuseram um sistema de classificação das práticas de prevenção, categorizando estas em diferentes níveis. Essa classificação foi baseada na crença de que o adoecimento nasceria de três fatores principais em interação: o agente etiológico, o hospedeiro e o ambiente. Desse modo, a cada nível de prevenção foi atribuído aspectos específicos a serem focados.”

Fonte: TESSER, C. D. Por que é importante a prevenção quaternária na prevenção? Rev. Saúde Pública. 51:116, 2017.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os diferentes níveis de prevenção, analise as afirmativas a seguir:

I. A prevenção primária atua no período pré-patogênico e visa evitar a doença, removendo os fatores causais e diminuindo a incidência desta.

II. A prevenção secundária engloba as ações que visam reduzir a incapacidade, para permitir uma rápida melhora e melhor reintegrar o indivíduo à sociedade.

III. A prevenção terciária visa identificar e corrigir o mais precoce possível qualquer desvio da normalidade e tem como objetivo a diminuição da prevalência da doença.

IV. As prevenções secundária e terciária atuam ambas no período patogênico, sendo este o período que se inicia com a interação entre hospedeiro-agente.

Está correto apenas o que se afirma em

Respostas

respondido por: ryanizaque659
0

Resposta:

A prevenção primaria está descrita corretamente em I e a prevenção secundaria e terciaria em IV, logo I e IV estão corretas.

A prevenção primária ocorre antes do patógeno estar presente no meio, aqui se busca evitar a incidência da doença, a melhor forma é removendo os fatores causais (I é verdadeira).

A prevenção secundaria é feita quando a doença já se instaurou, aqui busca-se diminuir os sintomas, é feita no inicio da doença (II é falsa).

A prevenção terciaria busca reverter um quadro de incapacidade ou ao menos diminuir os efeitos da doença no individuo (III é falsa).

As prevenções secundaria e terciaria são aplicadas após o inicio da doença, mas a secundaria se aplica no inicio, ainda sem danos, a terciaria se aplica quando já há dano.

Explicação:

Perguntas similares