Respostas
1- As células podem variar de forma para melhor acomodar sua função, isso não é visto muito em celular vegetais, pois tem paredes celulares rígidas, porem isso é visto com frequência em células animais.
ex: o formato do espermatozoide com uma cabeça, peça intermediaria e cauda permite sua maior mobilidade. Já as hemácias (células sanguíneas vermelhas) apresentam forma achatada e parte central abaulada para melhor distribuição de oxigênio aos tecidos do corpo. Também podemos ver isto com as células nervosas com suas numerosas ramificações (os dendritos e telodendros) que permitem a célula realize recepção e transmissão de estímulos e impulsos nervosos com rapidez
2- As células não podem surgir do nada, elas provem sempre de alguma outra célula, tanto por mitose(divisão de células autossômicas) ou por meiose(divisão para células sexuais). No caso de um ser novo (um bebê) a célula original vem da mãe e se junta com o material genético do pai, mas sempre teve uma célula original. Outro caso relacionado é o câncer, que provem de um encadeamento de mitose descontrolado.
3-
1-lactobacilos
2-Cianobactérias
3-tosse comprida
4-pneumonia
5-célula
6-bacilo de Koch.
7-sexuada
8- meningite
9-Heterotróficas
10-botulismo
11- Vibrioc
12- BCG
13-Leptospira
14-saprófitos
15-autotróficas
4-Dois animais que são da mesma ordem podem ser da mesma espécie segundo o sistema de classificação de Lineu, mas não é mandatório. Já os animais da mesma espécie são, obrigatoriamente, da mesma ordem.
A taxonomia permite classificar e diferenciar organismos existentes em todo o planeta, de acordo com suas semelhanças. Essas categorias funcionam como se fossem um funil, começando do reino (que é o mais amplo) até a espécie (que é o mais específico):
Reino --> Filo --> Classe --> Ordem --> Família --> Gênero --> Espécie
marca melhor resposta pfv