• Matéria: ENEM
  • Autor: EvellynBrenda7973
  • Perguntado 3 anos atrás

Maria da Silva é Gestora de uma Escola Estadual há um ano, e após a sua entrada, muitas coisas mudaram em relação à organização escolar. A escola passou por várias reformas, compras de televisores e computadores em cada sala, suporte da equipe pedagógica exclusivamente para os professores e consequentemente o corpo docente ficou mais motivado e os alunos obtiveram uma ótima nota no IDEB, saltando de 4. 8 para 8. 9. A gestora Maria da Silva tornou-se referência não apenas em sua cidade, mas em todo o Brasil. Quando questionada sobre o sucesso da sua gestão, Maria da Silva foi categórica em dizer que, para ter uma escola de sucesso é necessário extinguir as Instâncias Colegiadas e centralizar o comando, para que assim, todo sigam apenas uma orientação e para finalizar, a gestora relata que a participação dos pais se tornou insustentável, cancelando as reuniões e a participação da família na escola. Só assim foi possível atingir bons resultados, comprovadas pelo IDEB. Sobre as decisões da Gestora, analise as afirmativas que seguem: I. Conforme previsão na Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a Gestão Democrática deve ser opcional no ensino público, a decisão da gestora foi correta, pois o que importa para uma instituição é o IDEB da escola. II. Independentemente dos resultados obtidos no IDEB, se faz necessário as Instâncias Colegiadas para que a decisão da Gestão não fique centralizada, seja participativa e democrática, por isso a forma de gerir a escola por parte da gestora, não está correta. III. As instâncias colegiadas são representadas pelo Conselho de Classe, Conselho Escolar, e diretoria, sendo a diretora a representante majoritária da escola e pode tomar decisões por todos, Maria da Silva estava correta em suas tomadas de decisões. IV. A compra de equipamentos como computadores e televisores sem superfaturamento poderiam ser denunciados caso estivesse presente o Conselho Escolar, desta forma a gestora não poderia ter se extinguido e nem tomado nenhuma decisão sozinha. E.

Respostas

respondido por: luvelasco29
3

Resposta:

Alternativa correta 3 (II e IV)

Explicação:

respondido por: dericksou
2

A diretora não tomou as ações adequadas à situação escolar, haja visto que retirou a democracia e a participação da família no âmbito escolar. As alternativas que correspondem à tal conceito são: II e IV.

 A questão fala que determinada diretora extinguiu as Instâncias Colegiadas centralizando o comando, para que desta maneira, sigam somente uma orientação. Ela tomou essas decisões pois, seus alunos obtiveram notas boas no IDEB.

Então, é perceptível que a ação tomada pela gestora é de cunho negativo, já que a gestora toma decisões importantes sozinha.

Além de que é mais do que necessário uma gestão descentralizada, participativa e democrática.

Para saber mais sobre gestão: https://brainly.com.br/tarefa/45458451

Anexos:
Perguntas similares