Com mais de 2,3 milhões de pessoas, a nação basca estar presente na porção norte da Espanha e no sul da França. Esse grupo ocupa essa região há mais de seis mil anos, possuindo língua e cultura própria. O grupo ETA (Pátria Basca e Liberdade) realizou vários atentados terroristas como forma de pressão ao governo espanhol para reconhecer a autonomia do País Basco. Na atualidade formam:
(A) um Estado-Nação. (B) uma nação com território. (C) uma nação com Estado constituído. (D) uma nação sem território.
Respostas
Resposta:
Uma nação é formada por um grupo de indivíduos que apresenta características históricas, culturais, idioma, costumes, valores sociais, entre outros elementos em comum, formando, assim, uma identidade cultural. Tendo em vista todas essas semelhanças, surge a necessidade da formação de um Estado-Nação próprio, onde será exercido o poder sobre um território delimitado e reconhecido pela comunidade internacional. Entretanto, várias nações não têm um território autônomo, vivendo, portanto, em áreas onde o poder é exercido por outros grupos.
Explicação:
A alternativa correta sobre o que forma o País Basco é a letra A) um Estado-Nação.
O Estado, por si só, é uma conjunção de instituições públicas e administrativas que possuem o objetivo de organizar a sociedade por meio de leis, normas e regras.
O Estado não é necessariamente uma questão territorial, mas sim uma questão de estar presente entre governo e população, e o Estado seria o poder soberano. Além disso, o Estado não precisa obter o reconhecimento de outras nações e de instituições internacionais para existir.
No entanto, um Estado-Nação seria um Estado que está alinhado com aspectos nacionais, e este sim precisa ser reconhecido por países e organismos internacionais. Este é o caso do País Basco.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/10667740