A princesa e a ervilha - Hans Christian Andersen
Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa. Por isso, foi viajar pelo mundo para encontrar uma. Viu muitas princesas, mas nunca tinha a certeza. Havia sempre qualquer coisa que não parecia estar como deveria ser. Por fim regressava a casa.
Uma noite, houve uma tempestade. No meio dela, alguém bateu à porta e o rei, pai do príncipe, foi abri-la. Deparou-se com uma princesa. O estado que ela estava era deplorável. A água escorria-lhe pelos cabelos e roupas. No entanto, ela afirmava ser uma princesa de verdade.
A velha rainha não disse nada e foi ao quarto de hóspedes, onde a moça iria dormir, desmanchou cama toda e pôs uma ervilha no colchão. Depois empilhou mais vinte colchões por cima. Na manhã seguinte perguntaram-lhe se tinha dormido bem. A princesa respondeu que não havia dormido a noite toda, pois tinha sentido algo na cama que a incomodou e que deixara manchas roxas na sua pele.
Então ficaram com certeza de terem encontrado uma princesa verdadeira, pois ela tinha sentido a ervilha até através de vinte colchões. Só uma princesa verdadeira poderia ser tão sensível.
Finalmente o príncipe casou com ela. E a ervilha foi para o museu.
2- A partir da leitura do texto, identifique e aponte o que é solicitado:
a- O que está sendo contado? Que fato ou acontecimento desencadeia a história?
b- Quem são os personagens envolvidos na história?
c- Quem conta a história? É possível identificar o narrador?
d- Em que tempo e lugar a história ocorre? Que elementos no texto mostram-nos isso?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
a) está sendo contado sobre um príncipe que estava em busca de se casar com uma princesa, e então uma jovem aparece no castelo numa noite de tempestade e afirma ser uma princesa.
b) um príncipe, uma princesa, e a velhar rainha mãe do príncipe.
c) narrador observador.
d) *esse eu não sei*
Explicação:
espero ter ajudado
matheussgdsilva:
Muito obrigada!!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás