Respostas
Resposta:
Tsunamis são a consequência de uma movimentação de placas tectônicas, erupção vulcânica ou por causa de um meteoro que atingiu o oceano.
No caso de placas tectônicas, com o movimento das placas o assoalho do oceano se mexe, criando uma fenda no qual a água do mar recua significativamente e após a água entrar em contato com o magma que é rapidamente solidificado, o nível do mar se "equilibra" retornando toda a água novamente para a região costeira de uma única vez, o famoso Tsunami.
No caso de erupção vulcânica, o magma que causa a erupção vai causar tremor nas placas e novamente temos o processo semelhante das placas tectônicas dito anteriormente.
No caso de meteoros, temos de considerar que o meteoro precisa ser grande o suficiente para fazer um impacto ao nível do oceano ter uma pressão tão grande que fará com que toda a região afetada pelo impacto do meteoro crie ondas ao nível de chegar até a costa. Pense como um mergulho na piscina, quando mergulhamos de maneira brusca a famosa "bomba", toda a água ao redor de quando pulamos na água cria ondas até as bordas da piscina que podem até saírem da piscina de tanta pressão e peso que ocorreu no momento do impacto.
Explicação:
Resposta:
Os tsunamis são ondas gigantes que se formam nos oceanos em decorrência de abalos sísmicos, e outros fatores associados ao tectonismo, bem como por causas externas, como queda de meteoritos .
Espero ter ajudado.......✌