Respostas
Resposta:
A CIVILIZAÇÃO DE MÉROE
Nas terras desérticas localizadas nos arredores do Nilo, no atual Sudão, chama a atenção um conjunto de mais de 200 pirâmides construidas pelos núbios. Elas não são grandes como as do Egito, mas cumpriam a mesma função: cobrir os túmulos de reis e rainhas de Méroe, a última capital do Reino de Cuxe.
Além de construtores, os meroitas eram grandes artesãos. Eles produziam lan ças, machados e enxadas de ferro, assim como objetos de cerâmica, joias de ouro e tecidos. O ouro era extraido de minas entre o rio Nilo e o mar Vermelho e expor tado em grande quantidade para o Egito. Os agricultores cultivavam trigo, cevada, algodão, lentilha e domesticavam bois, cabras, ovelhas e carneiros.
Os meroitas também desenvolveram um comércio eficaz, ligando o mar Medi terráneo ao interior da África. Por suas rotas comerciais, circulavam ouro, marfim, ébano, peles de leopardo, penas de avestruz, macacos e pedras para a construção de templos e pirámides. Por volta do século Ill a.C., Méroe tornou-se um grande empório de produtos vindos de vários pontos da África. Os comerciantes meroitas tambem obtinham produtos fenicios e gregos, entre outros, e os distribuiam.em parte da Africa e na peninsula Arábica.
Esculturas no Templo do Leão, em Naga,
Prontinho!❤