• Matéria: Filosofia
  • Autor: janemarquesz
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto abaixo:
Texto 1: O conceito de indústria cultural A arte na sociedade capitalista (rádio, cinema e outras mídias) não mais se apresenta como algo que pode ser descrito originalmente como arte, mas apenas como meio de expressão que se tornara negócio e que se autodefine como uma indústria, visando favorecimentos econômicos para um determinado nicho de pessoas que a controlam e a programam. Neste contexto, a indústria empenha-se na padronização e produção em série de produtos culturais, que são construídos conforme a necessidade dos consumidores e visando controlá-los. Esse processo torna-se, assim, um círculo de manipulação que é construído e controlado por grupos de pessoas que possuem maior força econômica e que exercem poder sobre a sociedade. Além disso, esse procedimento previamente calculado engloba todos os elementos de uma produção cultural, estando presente, desde a simples concepção de um romance até a elaboração de um efeito sonoro ou de uma série de TV.

A totalidade desse procedimento (que vai desde seu planejamento até sua execução), que é característico da indústria cultural, resulta num inevitável empobrecimento da arte e da experiência estética, uma vez que esta passa a ser criada exclusivamente para moldar o comportamento dos consumidores, de acordo interesses econômicos e políticos. Em suma, a arte é substituída pela fabricação de conteúdos uniformes que alimentam o sistema capitalista conforme interesses particulares, fato este que desencadeia um monopólio cultural.


-Siga as instruções abaixo: Tendo em vista o conceito de indústria cultural apresentado no texto e no vídeo acima e a aula de hoje, responda à seguinte pergunta:

● Você considera a democratização da arte algo positivo? Justifique sua resposta com argumentos. A resposta deve ser em forma de parágrafo e apresentar um posicionamento claro;

Respostas

respondido por: kevinny244
0

Resposta:A elaboração do conceito de indústria cultural foi um dos principais resultados da chamada Escola de Frankfurt — um instituto de pesquisas de cunho social inaugurado em 1924. Apesar da herança marxista dos seus membros, seu objetivo era produzir estudos interdisciplinares, e a teoria crítica que se pretendeu elaborar esteve influenciada por propostas psicanalíticas e fatores culturais.

Explicação:

Perguntas similares