Leia o texto abaixo. A Guarda Nacional Durante o período regencial, observamos a eclosão de vários levantes que questionavam a autoridade exercida pelos novos mandatários do poder. [...] Vale ainda lembrar que, nessa mesma época, os quadros do exército brasileiro eram bastante limitados e não poderiam controlar todas as situações de conflito. Buscando resolver tal situação, os dirigentes da regência autorizaram a criação de um novo organismo armado para assegurar a estabilidade política do país. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Além disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade [...] pública. SOUSA, Rainer Gonçalves. A Guarda Nacional. In: Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2018. Fragmento.
De acordo com esse texto, a Guarda Nacional era um mecanismo para
A) conceder privilégios à elite.
B) fiscalizar a ação do governo.
C) investigar questões econômicas.
D) manter a ordem social.
E) regulamentar as leis.
Respostas
Resposta:
D)manter a ordem social.
Explicação:
como diz o proprio texto"assegurar a estabilidade política do país"
É correta a alternativa D, já que a Guarda Nacional foi criada sobretudo para combater os levantes separatistas, sendo uma espécie de "exército alternativo" ou "complementar" ao Exército Brasileiro e que tinha por objetivo único e exclusivo combater insurreições separatistas ou "desordens sociais".
A Guarda Nacional foi usada para combater movimentos como a Cabanagem, Balaiada, Sabinada e a Farroupilha, tendo sido a força militar mais atuante do Brasil no contexto do Período Regencial, que foi fortemente marcado por movimentos deste tipo. Ela perderia aos poucos as forças à medida que a situação política fosse se tornando instável, sendo reabsorvida no Exército Brasileiro.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/18306477