Epistaxe devida a exercício físico intenso ocorre nos equídeos, e, nesses casos, o sangue é originário dos pulmões. Esse processo é conhecido como hemorragia pulmonar induzida por exercício. Aproximadamente 75% dos cavalos têm hemorragia detectável por endoscopia após exercício intenso, como em uma prova de corrida, mas somente 1 a 10% destes apresentam sangramento nasal.
Em relação à Hemorragia Pulmonar induzida pelo esforço, analise as afirmativas abaixo.
I) A Hemorragia Pulmonar induzida pelo esforço pode causar um sangramento nasal bilateral em casos mais severos da doença;
PORQUE
II) Ocorre o aumento da pressão transmural durante o exercício intenso, rompendo os alvéolos e permitindo o extravasamento do sangue para o interstício e espaço alveolar.
Assinale a afirmação correta
A asserção I está correta e a asserção II está correta, e a asserção II justifica a asserção I
Respostas
Nos seres humanos, o sangramento ativo pelas narinas pode ocorrer por 4 principais motivos, sendo eles; traumas, hipertensão arterial, uso de medicamentos do tipo anticoagulantes e processos inflamatórios locais.
Já nos equinos, as razões para a epistaxe são, principalmente, traumas na região da cabeça, sendo o trauma do tipo contuso (onde não há perfuração da pele, portanto, normalmente, não há hemorragia externa ou fraturas expostas) o mais comum. A hemorragia normalmente ocorre no seio nasal e acaba sendo drenado para as narinas, podendo também haver fraturas em ossos ou danos nos tecidos moles. Outra causa que pode levar à epistaxe são corpos estranhos que podem entrar e lesionar vasos sanguinos. A sinusite (infecção bacteriana na região dos seios da face) também pode levar a períodos de sangramento nasal.
A epistaxe por exercício físico intenso é chamada "Hemorragia Pulmonar Induzida por Exercício" e é bem comum quando o cavalo é submetido a exercício intenso e rápido, ela ocorre graças às rupturas dos capilares dos pulmões devido a forças de pressões (quando a pressão vascular transmural for maior que a resistência da parede do vaso sanguíneo). Pode afetar o desempenho do cavalo, pois afera diretamente as trocas gasosas, porém, dificilmente evolui a quadros de infecções ou causa o rompimento de grandes vasos. No entanto, a HPE não indica que o cavalo está enfermo, cavalos que apresentam HPE podem ter desempenho superior aos que não apresentam HPE.
Analisando as afirmações, podemos concluir que tanto a I quanto a II estão corretas, sendo que a II explica a I
Resposta:
A asserção I está correta e a asserção II está correta, e a asserção II justifica a asserção I Correto
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA