• Matéria: Português
  • Autor: Macarraouwu
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia um trecho da redação nota mil da aluna Júlia Vieira, ENEM 2020

"Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira que, indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um tratamento humanizado para pessoas com transtornos psicológicos. No contexto nacional atual, indivíduos com patologias mentais ainda sofrem com diversos estigmas criados. Isso ocorre, pois faltam informações corretas sobre o assunto e, também, existe uma carência de representatividade desse grupo nas mídias.

Primariamente, vale ressaltar que a ignorância é uma das principais causas da criação de preconceitos contra portadores de doenças psiquiátricas. Sob essa ótica, o pintor holandês Vincent Van Gogh foi alvo de agressões físicas e psicológicas por sofrer de transtornos neurológicos e não possuir o tratamento adequado. O ocorrido com o artista pode ser presenciado no corpo social brasileiro, visto que, apesar de uma parcela significativa da população lidar com alguma patologia mental, ainda são propagadas informações incorretas sobre o tema. Esse processo fortalece a ideia de que integrantes não são capazes de conviver em sociedade, reforçando estigmas antigos e criando novos. Dessa forma, a ignorância contribui para a estigmatização desses indivíduos e prejudica o coletivo.

Paralelamente ao descaso das esferas governamentais nessa questão, é fundamental o debate acerca da aversão de parte dos civis ao grupo em pauta, uma vez que ambos são impasses para sua completa socialização. Esse preconceito se dá pelos errôneos ideais de felicidade disseminados na sociedade como metas universais. Entretanto, essas concepções segregam os indivíduos entre os “fortes” e os “fracos”, em que tais fracos, geralmente, integram a classe em discussão, dado que não atingem essas metas estabelecidas, como a estabilidade emocional. Por conseguinte, aqueles que não alcançam os objetivos são estigmatizados e excluídos do tecido social. Tal conjuntura segregacionista - os que possuem algum tipo de transtorno, nesse caso -- na teia social. Dessa maneira, essa problemática urge ser solucionada para que o princípio da alemã seja validado no país tupiniquim.

Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Para isso, compete ao Ministério da Saúde investir na melhora da qualidade dos tratamentos a essas doenças nos centros públicos especializados de cuidados, destinando mais medicamentos e contratando, por concursos, mais profissionais da área, como psiquiatras e enfermeiros. Isso deve ser feito por meio de recursos autorizados pelo Tribunal de Contas da União - órgão que opera feitos públicos - com o fito de potencializar o atendimento a esses pacientes e oferecê-los um tratamento eficaz. Ademais, palestras devem ser realizadas em espaços públicos sobre os malefícios das falsas concepções de prazer e da importância do acolhimento dos vulneráveis. Assim, os ideais inalcançáveis não mais serão instrumentos segregadores e, finalmente, a cotação de Fleck não mais representará a dos brasileiros."

Em qual das alternativas a autora busca acrescentar a seu texto uma citação de autoridade?

A) Isso deve ser feito por meio de recursos autorizados pelo Tribunal de Contas da União - órgão que opera feitos públicos - com o fito de potencializar o atendimento a esses pacientes e oferecê-los um tratamento eficaz.

B) Esse processo fortalece a ideia de que integrantes não são capazes de conviver em sociedade, reforçando estigmas antigos e criando novos.

C) ... são essenciais medidas operantes para a reversão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

D) Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira que, indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um tratamento humanizado para pessoas com transtornos psicológicos.

E) Paralelamente ao descaso das esferas governamentais nessa questão, é fundamental o debate acerca da aversão de parte dos civis ao grupo em pauta, uma vez que ambos são impasses para sua completa socialização.

*(por favor respondam com certeza absoluta, com uma explicação decente, aceito print como explicação para a sua resposta escrita) !!! ​


Macarraouwu: Olá pra você que encontrou essa pergunta !! 'u' aqui está o gabarito dessa atividade de Língua Portuguesa do CMSP - 3° Bimestre:

Resposta dessa 1° Questão da atividade: Alternativa D) "Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira que, indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um tratamento humanizado para pessoas com transtornos psicológicos."
bruna5483: Eu acredito que seja a letra (A) a letra a aparenta ser uma citação de autoridade.
Macarraouwu: A segunda resposta dessa mesma atividade vai estar em outra pergunta que vou fazer aqui pelo Brainly, basta acha-lá na área de perguntas do meu perfil aqui ;) no caso, em seus comentários
Macarraouwu: Pode confiar gente, não estou chutando qualquer coisa, acabei de fazer essa atividade, marcando essa alternativa que disse antes, logo acertei, e também, ela já foi corrigida
bruna5483: Obgd ☺️
Macarraouwu: Então @bruna5438, infelizmente isso não está correto, baseado na correção da minha atividade do CMSP ;-;
Macarraouwu: De nada 'u' @bruna5438
bruna5483: ☺️
renanaguiardasilva26: cmsp: ENEM 2020 1- D ENEM2018 2-C

Respostas

respondido por: gabibee
8

Explicação:

É a letra D, pois coloquei a letra "E" e acabei errando.

Anexos:

Macarraouwu: Na próxima atividade de Português você assinala a alternativa correta, seu sacrifício sempre será lembrado 'u'
Macarraouwu: Obrigado, me ajudou bastante
Macarraouwu: Mesmo eu já sabendo qual é a resposta certa, você está contribuindo pro conhecendo das outras pessoas também
freitasguilherme298: 1) d
freitasguilherme298: 2) c
respondido por: raffasiilveira
0

A autora da redação, Júlia Vieira, busca acrescentar a seu texto uma citação de autoridade quando invoca a psiquiatra Nise da Silveira em seu texto, assim como o apontado pela alternativa D, e descreve que ela era uma profissional renomada e aponta seu posicionamento contra a comunidade médica tradicional de sua época, sendo ela a favor do tratamento humanizado.

Com isso, a autora pretende que uma voz gabaritada e reconhecida valide o seu próprio discurso, ou seja, cita uma autoridade para lhe corroborar o seu ponto de vista.

Saiba mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/4461173

Anexos:
Perguntas similares