*CENTRO DE MÍDIAS SÃO PAULO - CMSP*
(Enem - adaptado) Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula de DNA. A partir dos resultados, os cientistas confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das ligações de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que:
A) A replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
B) A replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
C) A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
Respostas
Resposta:
C) A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
Explicação:
O processo de replicação do DNA é semiconservativo. Isso significa que, em cada nova molécula, uma das fitas é original da molécula-mãe e a outra é recém sintetizada. Nesse processo a fita parental serve de molde para a formação dessa nova fita.
Sobre a replicação do DNA com os experimentos realizados por Meselson e Stahl, é correto o que se afirma em: Alternativa C:
- A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
O experimento Meselson-Stahl foi conduzido em 1957 por ambos pesquisadores, no qual a replicação do DNA mostrou ser semiconservadora.
Uma replicação semiconservadora é aquela em que a fita de duas fitas de hélice de DNA é replicada de tal forma que cada uma das duas fitas de DNA formadas consiste em uma fita da hélice original e uma nova fita sintetizada.
Para investigar a forma de replicação do DNA, Meselson e Stahl se basearam em duas premissas fundamentais, por um lado, o fato de que o nitrogênio é um dos principais elementos do DNA, e por outro, o nitrogênio tem dois isótopos que podem ser distinguidos por técnicas de laboratório.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/47266096