As principais atividades econômicas na América Central Continental estão relacionadas ao cultivo de produtos tropicais para o abastecimento do mercado externo. Há uma enorme dependência da economia das repúblicas centro-americanas em relação aos Estados Unidos, devido à grande influência que esse país exerce na região. Hoje, o café e a banana, cultivados em grandes fazendas, estão entre os principais produtos exportados.
AGRICULTURA DE EXPORTAÇÃO E DE SUBSISTÊNCIA
Nessa área, pratica-se a agricultura comercial de produtos tropicais e de subsistência, grande parte da produção agrícola de exportação é realizada em extensas propriedades monocultoras, localizadas em áreas de clima quente e úmido no litoral do Pacífico. A maioria dessas propriedades pertence a empresas estrangeiras, originárias principalmente dos países para os quais se destina a produção, como os Estados Unidos.
No litoral do Atlântico e nos altiplanos predomina a agricultura de subsistência, praticada em pequenas propriedades com o emprego de técnicas tradicionais e de mão de obra familiar. Os principais produtos cultivados são o milho e a batata.
INDÚSTRIA E EXTRATIVISMO MINERAL
A indústria e a extração mineral não são atividades muito expressivas na América Central. Na maioria dos países, a indústria é voltada para o beneficiamento de produtos agrícolas destinados à exportação e à produção de bens de consumo e materiais de construção para o mercado interno.
Trabalhador na usina de açúcar em Matanzas, Cuba (2017). Atualmente a indústria açucareira cubana
está buscando investimentos estrangeiros para aumentar a produção.
ECONOMIA INSULAR
A principal atividade econômica da região do Caribe é a agricultura, com destaque
para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor é Cuba. Também são cultivados
banana, fumo, café e algodão. A produção agrícola, geralmente oriunda de grandes propriedades, é voltada predominantemente para o mercado externo, o que a torna muito
dependente das oscilações dos preços internacionais. Em 2014, mais de 80% dos estabelecimentos agrícolas caribenhos se dedicavam à agricultura familiar. Ocupando apenas 23% das terras agrícolas, as unidades familiares utilizam, majoritariamente, técnicas tradicionais e pouca tecnologia, o que faz com que a produtividade seja baixa, destinada principalmente à subsistência. Esse tipo de produção, historicamente abandonado pelos governos, nos últimos anos passou a ser reconhecido como uma atividade com grande potencial de ampliar o abastecimento de alimentos na região e melhorar as condições de vida das populações rurais mais vulneráveis. Os investimentos em agricultura familiar podem, inclusive, evitar a migração de pessoas em busca de oportunidades de trabalho em outros países, uma vez que podem gerar novos empregos no campo.
Outro destaque da economia caribenha é a produção de gás natural e de petróleo em Trinidad e Tobago. O país está entre os maiores exportadores de gás natural do mundo,
tendo como principal comprador os Estados Unidos: 65% do gás importado pelo país
provém de Trinidad e Tobago. A atividade industrial no Caribe, pouco desenvolvida, permanece restrita ao beneficiamento das matérias-primas agrícolas, à confecção de roupas e ao artesanato local, principalmente de cestaria e de cerâmica.
Na região do Mar do Caribe, há os chamados paraísos fiscais, como as ilhas Cayman, as
ilhas Virgens e Bahamas. Nesses países, grandes somas de dinheiro podem ser depositadas sem a necessidade de declarar sua origem: os depósitos são protegidos por leis que beneficiam o sigilo bancário. Além disso, o turismo associado às praias e às florestas tropicais representa uma importante fonte de renda para os países caribenhos.
Cite os países da América Central que aparecem no texto.?
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Aparecem matanças,cubá,caribe,Trinidad e tobago
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás