Para criar uma fragrância, um perfumista escolhe uma matéria-prima e utiliza um tipo de processo químico. Lucas é perfumista e coletou 5 espécies de flores, 4 tipos de frutas e 6 variedades de ervas para usar como matérias-primas para a criação de suas fragrâncias. Os tipos de processos químicos a que essas matérias-primas podem ser submetidas são destilação, absorção ou extração.
A quantidade de maneiras possíveis que esse perfumista pode criar fragrâncias utilizando uma dessas matérias-primas e um desses processos químicos é
A) 18.
B) 45.
C) 360. D) 455. E) 2 730.
Respostas
Resposta:
Basta somar as espécies: 5 + 4 + 6 = 15 e multiplicar pelis 3 tipos de processos químico.
15 × 3 = 45
Alternativa B
A alternativa correta sobre a quantidade de maneiras possíveis de criar a fragrância é a letra B) 45.
O enunciado da questão apresenta que Lucas é um perfumista e coletou 5 espécies de flores, 4 tipos de frutas e 6 variedades de ervas, esses itens coletados servem como matérias-prima para criação de perfumes, logo o total se dá por:
5 + 4 + 6 = 15 matérias-primas
Além do uso da matéria-prima, existe o tipo de processo químico que será utilizado, esses podem ser destilação, absorção ou extração, logo são 3 processos disponíveis.
Nesse sentido, tem-se etapas independentes e sucessivas, portanto um princípio fundamental de contagem, onde a quantidade de combinações se dá pela multiplicação das possibilidades em cada etapa, logo:
15 x 3 = 45 possibilidades
Para mais informações sobre possibilidades, acesse: brainly.com.br/tarefa/38860015
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!