• Matéria: Biologia
  • Autor: patriciarborges10
  • Perguntado 3 anos atrás

Durante uma analise de um fragmento de DNA observou-se que havia 35% de citosina. A partir dessa observação. podemos dizer que a quantidade de adenina nesse fragmento de DNA é?

Respostas

respondido por: barrosluca97
22

Lembrando que moléculas de DNA são duplas pois apresentam pareamento entre bases nitrogenadas: adenina com timina (A=T) e citosina com guanina (C=G). Portanto, bases que formam pares têm mesmas quantidades.

Se num DNA, há 35% de bases C, então há também 35% de bases G. Isso já dá um valor parcial de 70% das bases (C + G = 35 + 35)

Considerando que o total de bases do DNA é de 100%:

100 - 70 = 30% ⇒ esse é o valor das bases A e T somadas. Como o valor deve ser o mesmo para ambas: 30 : 2 = 15% para A e 15% para T.

Espero ter ajudado

respondido por: marigiorgiani
7

A quantidade de adenina nesse fragmento de DNA é 15%.

Erwin Chagaff foi o pesquisador que descobriu que as bases nitrogenadas estão presentes no DNA dos seres vivos em diferentes quantidades, porém a proporção entre adenina/timina e entre citosina/guanina são sempre as mesmas. Isso ocorre porque a timina sempre se liga à adenina, e porque a guanina sempre se liga à citosina.

Por isso, como tem 35% de citosina e ela se liga à guanina, podemos afirmar que há 35% de guanina. Como a soma de 35 + 35 totaliza em 70%, há 30% restante para dividir igualmente entre adenina e timina. Como cada uma delas vai representar metade, então é 15% de adenina e 15% de timina.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/34542296

Anexos:
Perguntas similares