• Matéria: ENEM
  • Autor: rosileneoliveiraap9
  • Perguntado 3 anos atrás

Este é um texto sobre a Revolução Científica do século XVII.   Admite-se, de maneira geral, que o século XVII sofreu e realizou uma radicalíssima revolução espiritual de que a ciência moderna é, ao mesmo tempo, a raiz e o fruto. Alguns historiadores viram seu aspecto mais característico na secularização da consciência, seu afastamento de metas transcendentes para objetivos imanentes, ou seja, a substituição da preocupação pelo outro mundo e pela outra vida pela preocupação com esta vida e este mundo. Para outros autores, sua característica mais assinalada foi a descoberta, pela consciência humana, de sua subjetividade essencial e, por conseguinte, a substituição do objetivismo dos medievos e dos antigos pelo subjetivismo dos modernos. Pode-se dizer, aproximadamente, que essa revolução científica e filosófica causou a destruição do cosmos, ou seja, o desaparecimento dos conceitos válidos, filosófica e cientificamente, da concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente e a sua substituição por um universo indefinido e até mesmo infinito, que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais, e no qual todos esses componentes são colocados no mesmo nível do ser.  
Infere-se do texto que a Revolução Científica do século XVII
-construiu a passagem para o objetivismo, no qual a verdade representa uma realidade objetiva, externa e anterior ao sujeito.
-destruiu o princípio da dúvida e da incerteza, em nome de uma verdade que possa ser aplicada universalmente.
-implicou na passagem de uma visão objetivista de mundo hierarquizado e ordenado para uma noção de universo infinito, regido por leis passíveis de estudo.
-resgatou a preocupação com metas que transcendem o imediatismo do mundo presente, buscando conhecer as causas e as finalidades dos movimentos dos corpos.
Qual alternativa?​


willian7831944: letra c

Respostas

respondido por: gabrielmorais14
25

Resposta:

-implicou na passagem de uma visão objetivista de mundo hierarquizado e ordenado para uma noção de universo infinito, regido por leis passíveis de estudo.

Explicação:

essa revolução  científica e filosófica causou a destruição do cosmos, ou seja, o desaparecimento dos conceitos  válidos, filosófica e cientificamente, da concepção do mundo como um todo finito, fechado e  ordenado hierarquicamente e a sua substituição por um universo indefinido e até mesmo infinito,  que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais, e no qual todos


vaiamerda666: Letra C
vaiamerda666: Marca a alternativa o inferno
respondido por: viniciusrm19
12

Infere-se do texto que a Revolução Científica do século XVII, foi capaz de mudar a visão de mundo, conforme assinalado na Alternativa C.

A Revolução Científica do Século XVII apresentou como principais características, uma revolução com base no racionalismo e na experimentação da Ciência, assim como a importância da liberdade de expressão para que as pessoas pudessem expandir seus pensamentos.

A partir daí, tornou-se uma passagem da visão objetivista de um mundo hierarquizado e centralizado, para um universo infinito de ideias, ainda com base em ideais iluministas de livre expressão de ideias e pensamentos na Humanidade da época.

Veja mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/13555307

Anexos:
Perguntas similares