Respostas
Resposta:
Nathalie Anguezomo Mba Bikoro
Nascida em 1985, no Gabão, Nathalie Anguezomo Mba Bikoro é uma artista conceitual que aborda histórias reais através de narrativas visuais. A artista trabalha de diversas maneiras, incluindo performances, fotografias, filme, texto e instalações.
Anguezomo Mba Bikoro costuma fazer pesquisas extensas no meio histórico e aborda questões como o colonialismo, identidade, gênero, migração, modernismo e raça. Atualmente ela trabalha em Berlim e já teve obras e performances em locais importantes como o Theatre of Düsseldorf, na PRIMARY Gallery em Nottingham, no Goethe Institut em Mumbai e no HKW Berlin.
6 artistas africanos em ascensão na arte contemporânea
Nathalie Mba-Bikoro – Red Hands White Feet , 2011 -Galeria Omenka
Kelechi Charles Nwaneri
Outro artista africano em ascensão é o nigeriano Kelechi Charles Nwaneri, cujo trabalho é descrito como ‘surrealismo contemporâneo’. Ele mescla alegorias, fábulas e símbolos em pinturas figurativas, sempre com um corpo negro retratado de forma híbrida numa relação com o meio ambiente, a sociedade e a história.
6 artistas africanos em ascensão na arte contemporânea
Kelechi Nwaneri – Retrato de uma senhora , 2020 – Galeria 1957
Keyezua
Keyezua é uma artista visual que nasceu em Angola e que já atuou em diversos nichos, como filmes, poemas, pinturas e esculturas. Graduada na Royal Academy of ArtsThe Hague, na Holanda, que usa a arte para quebrar estereótipos e estigmas sobre a África.
Atualmente ela utiliza a fotografia para abordar feminilidade, luto, perda e deficiência com um ‘realismo romântico’.
6 artistas africanos em ascensão na arte contemporânea
Keyezua – Nunca demasiado velho para cortar a BANANA quando erectas 4 , 2020 – MOVART
Alida Rodrigues
Alida Rodrigues é uma artista angolana que costuma trabalhar através de cartões postais e fotos antigas. Ela busca questionar a forma como o corpo negro tem sido tratado ao longo da história.
Em ‘A História Secreta das Plantas’, a artista utiliza fotografias da era vitoriana sobrepondo os rostos das pessoas com figuras de flores e folhagens. Evocando questões de identidade e representação.
6 artistas africanos em ascensão na arte contemporânea
Alida Rodrigues – Tulip Schrenkii VI , 2020 – ESTE NÃO É UM CUBO BRANCO
Richard Atugonza
Richard Atugonza é um artista de Uganda que está criando seu próprio estilo escultural, ele cria trabalhos por meio de diferentes relevos e texturas esculpindo pessoas, principalmente através de carvão e plástico reciclado.
As obras abordam a futilidade da perfeição de corpos, mostrando que a imperfeição é bela.
6 artistas africanos em ascensão na arte contemporânea
Richard Atugonza – Perfeições de imperfeições 7 , 2020 – Galeria Afriart
Moussa Traoré
Moussa Traoré nasceu em Mali e está chamando atenção através de suas pinturas retratando seres sobrenaturais antropomórficos. As obras são cuidadosamente criadas com cores neutras e uma incrível riqueza de detalhes. Os trabalhos evocam um pensamento sobre características abstratas, e não físicas.
6 artistas africanos em ascensão na arte contemporânea
Moussa Traorè – Sans Titre, 2019