Respostas
Resposta:
1 - A economia colonial brasileira é integrada ao processo mundial de expansão do capitalismo mercantil. Baseada no monopólio colonial – Portugal tem a exclusividade do comércio com a colônia –, é altamente especializada e dirigida para o mercado externo.
2 - O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
3 - A planta surgiu na ilha de Nova Guiné, no meio do oceano pacífico e se espalhou para o mundo gradualmente, junto com a migração humana. No Brasil a cana-de-açúcar só chegou em 1520, logo após os portugueses.
4 - Esse sistema é um modelo de produção agrícola baseado na monocultura, na exportação desses produtos e na utilização de grandes latifúndios com mão de obra escrava. Ocorreu durante a colonização da América e outros continentes que eram colonizados por países europeus, assim como a Ásia e a África.
5 - A sociedade açucareira era patriarcal. A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho.
1:Baseada no monopólio colonial
2:O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
3: Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que em 1532 trouxe a primeira muda de cana ao Brasil e iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente.
4:Esse sistema é um modelo de produção agrícola baseado na monocultura, na exportação desses produtos e na utilização de grandes latifúndios com mão de obra escrava.
5:A sociedade açucareira era patriarcal. A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho. Com autoridade absoluta, submetia todos ao seu poder: mulher, filhos, agregados e qualquer um que habitasse seus domínios.