em relação a questão econômica existe alguma semelhança entre a crise de 1929 e a atual pandemia?
Respostas
Resposta:
A comparação da crise do coronavírus com a Grande Depressão de 1929 foi feita recentemente pelo FMI e dá uma dimensão da preocupação dos economistas com a recessão provocada pela pandemia.
Explicação:
A crise do coronavírus só é comparável à Grande Depressão de 1929. Os números para 2020 são terríveis: expectativa de contração de 3% para o mundo. E o FMI alerta que os riscos deste número piorar são grandes. Assim como a crise atual, a depressão iniciada em 1929 foi um fenômeno global.
A diferença diz respeito à causa das recessões. Em 1929, a economia norte-americana apresentava um ritmo de crescimento intenso e a produção extrapolava a capacidade de absorção pelo mercado interno. A saída foi incrementar as exportações.
Com a retomada da produção europeia e a competição no mercado externo, os EUA foram obrigados a desacelerar, o que levou à crise. Em 2008, ao notar uma diminuição do ritmo de crescimento do país, o governo, por intermédio do FED (o Banco Central dos EUA), reduziu a taxa de juros e incentivou a ampliação do crédito. Os bancos se tornaram menos rigorosos na concessão de empréstimos e os bens imobiliários sofreram uma supervalorização. A inflação aumentou e o FED corrigiu a taxa de juros, o que provocou inadimplência.
As consequências de ambas são semelhantes e incluem a queda nas bolsas, o aumento do desemprego e prejuízos para os investidores externos.