O alumínio, de distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p11s2 2s2 2p6 3s2 3p1, é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma variedade de aplicações.
Com relação a sua camada de valência, é possível identificar que ela possui
a) dois elétrons.
b) oito elétrons.
c) sete elétrons.
d) três elétrons.
e) um elétron.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Camada de valência é a última da distribuição, como o "3" é a última, está na família 3A da tabela periódica e possui 3 elétrons em sua camada de valência
 Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2021. Adaptado para fins didáticos.
Essa técnica é baseada na teoria
a)da ação e reação.
b)da dualidade onda-partícula.
c)da inércia.
d)da proporção definida.
e)da relatividade.
Com relação à camada de valência do alumínio, é possível identificar que ela possui três elétrons. Alternativa D. Como a distribuição eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1, a camada de valência é 3s2 3p1, portanto soma-se os 2 + 1 elétrons.
Na distribuição eletrônica do átomo, tem-se a camada de valência, que é a última camada com elétrons. Quando a camada de valência tem 8 elétrons, ela é considerada estável seguindo a Regra dos Octetos. Isso acontece apenas nos gases nobres, com exceção do Hélio que tem apenas 2 elétrons.
Os elementos que não têm os oito elétrons na camada de valência têm maior predisposição a fazerem ligações para compartilharem os elétrons e assim assumir a estabilidade do átomo.
Para identificar a camada de valência de um átomo por meio da distribuição eletrônica, devemos nos atentar ao número que precede a letra. Por exemplo, vamos analisar a distribuição eletrônica do Ferro: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6. O maior número que indica camada é o 4 (4s2), portanto a camada de valência tem 2 elétrons. Se houvesse outros elétrons precedidos pelo 4, esse valor seria somado.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/9336736