(ENEM 2013) “A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata,portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.” MINAS GERAIS: Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988. Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas *
a) perderam a relação com o seu passado histórico.
b) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
c) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
d) demonstram maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
Respostas
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1
Resposta:
b) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
Explicação:
A história da copeira, candomblé e outras culturas, tradições e religioes africanas mostram valores dos descendentes de escravizados que lutaram contra a escravidao e diversas formas de repressão cultural. É algo históricamente brasileiro
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0
Resposta:
letra B)
Explicação:
O texto destaca que o estudo sobre as manifestações culturais de origem africana na cultura brasileira deve considerar sua diversidade e interação com outras referências, num processo historicamente constituído.
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