A Revolução Industrial, ao consolidar o modo de produção capitalista, trazia em seu bojo a contradição que impreterivelmente nasceria da relação capital–trabalho. Desta contradição nasceu a chamada “questão social”, que surgiu em decorrência dos problemas econômicos e sociais criados pelo capitalismo. As forças de transformação eram agora representadas pelas forças revolucionárias proletárias que passaram a levantar a bandeira do socialismo. Assim, o capitalismo passou a ser contestado pelo socialismo que defendia, exceto: a) A organização da classe operária revolucionária que, unida, implantaria ao socialismo, derrubando pela força todas as condições sociais existentes. b) A propriedade privada dos meios de produção, pois só assim o proletariado teria acesso aos instrumentos de trabalho e, consequentemente aos frutos da produção. c) A organização sindical, pois através dela o proletariado se organizaria como classe e estabeleceria sua luta diária contra o capital. d) A ditadura do proletariado, como objetivo de alcançar uma sociedade sem classes, em que todos desfrutariam de todos os bens sociais. A organização do Estado socialista que seria uma etapa transitória da ditadura do proletariado, inevitável para atingir a sociedade comunista.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa que traz o que o socialismo não defende é a B, pois o socialismo não defende a propriedade privada.
De acordo com a teoria socialista, os meios de produção devem ser de propriedade do proletariado, coletivamente, e não de forma privada.
A propriedade privada faz parte do capitalismo, e é uma das coisas que o socialismo tenta abolir da sociedade, a partir da organização sindical, da união da classe operária e da busca por uma sociedade sem classes.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás