Respostas
Resposta:
De forma simplificada, o texto é composto por Introdução, Desenvolvimento e Conclusão..
Explicação:
Introdução: é importante para o direcionamento da argumentação dos parágrafos posteriores pois é nela que deve estar presente, de forma clara e objetiva, a tese. A tese pode ser uma oração, um pequeno trecho e até mesmo uma palavra em que podemos identificar a opinião do autor de forma rápida. É o momento no texto em que se expressa diretamente o seu lado no tema discorrido.
Desenvolvimento: quando a redação é composta por 4 parágrafos, 2 são dedicados ao desenvolvimento, que é onde é feita a argumentação. A argumentação objetiva persuadir o leitor a concordar com a ideia e ideais que você defende. A construção dos argumentos deve estar em concordância com a tese colocada na introdução e reforçá-la, dando mais embasamento a opinião do escritor. No modo tradicional de argumentação em que 2 parágrafos compões o desenvolvimento, é possível fazer uso da argumentação complexa. Método em que em um dos parágrafos apresenta os argumentos contrários e no outro parágrafo o autor se dispõe a derrubar esses argumentos.
Conclusão: fechamento do tema, em que novamente a tese deve ser reforçada de forma evidente, mostrando coerência com a opinião expressa no início da produção textual. É nesse parágrafo que geralmente é requisitado a proposta de intervenção, que é a sugestão de uma resolução para a problemática discutida, tendo que conter obrigatoriamente a resposta para essas 5 perguntas:
1 - Quem deve fazer algo?
2- O que é necessário fazer?
3- De que modo?
4- Por que?
5- Que efeito essa medida trará?