• Matéria: Saúde
  • Autor: giudafar
  • Perguntado 3 anos atrás

A maioria das vacinas protege cerca de 90% a 100% das pessoas. O pequeno percentual de não proteção se deve a muitos fatores — alguns estão relacionados com o tipo da vacina, outros, com o organismo da pessoa vacinada que não produziu a resposta imunológica adequada. Quanto à segurança, ou seja, à garantia de que não vai causar dano à saúde, é importante saber que toda vacina, para ser licenciada no Brasil, passa por um rigoroso processo de avaliação realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse órgão, regido pelo

Ministério da Saúde (MS), analisa os dados das pesquisas, muitas vezes realizadas ao longo de mais de uma década, e que demonstram os resultados de segurança e eficácia da vacina obtidos em estudos com milhares de humanos voluntários de vários países. O objetivo é se certificar de que o produto é de fato capaz de prevenir determinada doença sem oferecer risco à saúde. Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:



I. As vacinas atenuadas contêm agentes infecciosos vivos, mas extremamente enfraquecidos. As vacinas atenuadas podem produzir condições semelhantes às provocadas pela doença que previne (como febre, por exemplo), mas em pessoas com o sistema imunológico competente isso é muito raro e, quando ocorre, os sintomas são brandos e de curta duração.



II. As vacinas inativadas usam agentes mortos, alterados, ou apenas partículas deles. Todos são chamados de antígenos e têm como função reduzir ao máximo o risco de infecção ao estimular o sistema imune a produzir anticorpos, de forma semelhante ao que acontece quando somos expostos aos vírus e bactérias, porém, sem causar doença.



III. Algumas vacinas apresentam ainda traços de antibiótico na composição, para evitar o crescimento de microrganismos durante a produção e o armazenamento do produto final. Estes ingredientes ajudam a preservar as vacinas e contribuem para manter sua eficácia ao longo do tempo.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:



Escolha uma:
a.
I, III, apenas.

b.
II, III, apenas.

c.
I, II e III.

d.
I e II, apenas.

e.
II, apenas.

Respostas

respondido por: Anônimo
8

Resposta:

a alternativa correta e letra (a)

bons estudos !!

quais são as vacinas contra o covid e qual a eficácia:A CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem eficácia geral de 50,38%. Esse percentual, segundo o governo, se refere aos estudos feitos no Brasil, que foram realizados com profissionais da área da saúde, mais expostos ao vírus.

respondido por: estefanekarli
3

Resposta: Av1 - Imunização e Tratamentos Medicamentosos das Doenças Virais

1 - b)  As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Explicação: 10.000 pontos (corrigido pelo AVA)

1 - b)  As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

2 - a)  I, II e III.

3 - a)  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

4 - b)  As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

5 -  d)  II e III, apenas.

Perguntas similares