Respostas
Resposta:
luta Olímpica
Esporte universal
É um dos esportes competitivos mais antigos do mundo, aparecendo em pinturas no Egito com mais de 5000 anos. Desde a Grécia Antiga, a luta era praticada como treinamento militar. Mas, com o passar do tempo, os combates que originaram a luta olímpica perderam sua forma violenta e deram lugar a desafios que não geravam risco aos atletas. Atualmente, existem dois tipos de luta olímpica: a greco-romana, que estreou na primeira Olimpíada Moderna em Atenas 1896, e a livre, incluída no programa Olímpico em Saint Louis 1904.
As lutas apresentam duas modalidades divididas em sete categorias cada. A greco-romana difere da livre por um aspecto simples: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto na segunda o uso das pernas também é permitido. Nas duas, porém, o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão. Golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos. Os combates são disputados em dois rounds de três minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.
Capoeira é luta, que mistura dança e música. E ela é nossa, legado afro-indígena-brasileiro, que representa a resistência do nosso povo. Malemolência e gingado que é a cara do Brasil. Roda de capoeira é local de manifestação cultural, de ancestralidade, de integração e saúde.
Marajoara, estilo de luta corpo a corpo, foi criada e é muito praticada no norte do Brasil. O objetivo da luta é fazer o adversário encostar as costas no chão. Sempre acontecem na areia ou em local de terreno macio para evitar que os participantes se machuquem. Originada da mesclagem indígena com escravos africanos, essa luta ainda sofreu influência das brigas de búfalos
Explicação: