Respostas
Resposta: Durante a idade média, no século 14 o poeta italiano Petrarca, que era um grande admirador dos antigos romanos e gregos, gostava de comparar em seus poemas os tempos antigos com os que ele vivia e como não se sentia bem na sociedade em que vivia começou a utilizar termos relacionados a escuridão em seus poemas. Seus pontos de vista seriam adotados por outros estudiosos italianos da mesma época.
Esses estudiosos começaram a ver a história dividida em três fases
- Era Clássica, que era a época da sabedoria grega, do poder romano,
- O tempo em que eles viviam, desde a queda do Império Romano no século V até pouco antes do tempo deles.
- A renascença, quando as coisas iam melhorar.
Depois de um tempo, esse período do meio ganhou o nome "Idade Média"
Os escritores italianos viam este tempo como uma época em que tudo estava em declínio, quando os grandes edifícios de Roma, como o Coliseu, estavam desmoronando lentamente e quando ninguém produzia grandes obras de literatura. E também se ressentiam com o domínio clerical, a alta taxa de mortalidade e o preconceito contra a ciência.
historiadores como Edward Gibbon se referiam a esse período como "as trevas da idade média" e retratando a vida durante esse tempo como cheia de bárbaros incultos, tiranos do mal ou camponeses supersticiosos.
Por muito tempo Idade Média e Idade das Trevas eram sinônimos.
Atualmente, os historiadores se tornaram mais positivos sobre o período medieval e suas realizações, ideia de que as pessoas viviam na Idade das Trevas está perdendo força.
Hoje em dia o termo "Idade das Trevas" caiu em desuso.
Explicação: