Elasticidade - preço da demanda é uma expressão utilizada para avaliação do grau que a quantidade demandada varia em relação às variações nos preços de mercado (ceteris paribus demais fatores). Ou seja, avalia o quanto os consumidores estão dispostos a deixar de consumir o bem à medida que o preço aumenta, ou o quanto estão dispostos a aumentar o consumo em função da redução no preço. Para determinados produtos, uma pequena variação no preço pode acarretar alterações significativas no consumo. Para outros produtos, pode ocorrer o contrário, grandes variações no preço não causam grandes alterações na quantidade consumida. E ainda temos produtos, os quais apresentam uma variação quantidade e preço rigorosamente proporcionais.
Com base na elasticidade-preço da demanda, considere um produto cuja quantidade demandada reduziu-se em 30% quando o preço aumentou de R$ 2,00 para R$2,40.
Esse produto é um bem:
Alternativa 1:
elástico.
Alternativa 2:
inelástico.
Alternativa 3:
equilibrado.
Alternativa 4:
perfeitamente elástico.
Alternativa 5:
perfeitamente inelástico.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1 - Elástico
Explicação:
Aparece a mesma pergunta na página 141
respondido por:
0
Resposta correta é a Alternativa 1: Elástico
Para que Elasticidade-preço da demanda seja Elástico, é necessário que a queda percentual da quantidade demandada seja maior que o aumento percentual no preço. Logo, temos uma queda percentual de 30% na quantidade demandada, enquanto o preço teve um acréscimo de 20%.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás