• Matéria: Biologia
  • Autor: JosucaTG688
  • Perguntado 3 anos atrás

Maria é normal para o albinismo. Filha de pai albino, pretende ter um filho com João, também normal, filho de pai normal e mãe albina. Qual é a probabilidade dessa criança ser menina e normal para o albinismo?.

Respostas

respondido por: DuuudsLD
5

A probabilidade desse casal, ter uma menina e normal para o albinismo é de 3/8 ou 37,5%. E para chegarmos nessa conclusão, precisamos nos lembrar de algumas regras que nós geralmente utilizamos em questões de genética, e de algumas características da doença do albinismo.

  • E que regras são essas ?

São 3, são elas :

\begin{cases}A~regra~do~menino/menina\\A~regra~do~\bf{E}\\A~regra~do~\bf{OU}\\\end{cases}

  • E o que nos diz a regra do menino/menina ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão especificar, a probabilidade de nascer um indivíduo do sexo feminino (menina) ou do sexo masculino (menino), nós devemos, obrigatoriamente, devemos adicionar 1/2 nas nossas contas, isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de chance de você nascer uma menina, e 1/2 (50%) de chance de você nascer um menino.

  • E o que nos diz a regra do E ?

Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina E um menino ?'', é de 1/4 ou 25%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de nascer um menino e multiplicar pela probabilidade de ser menina, logo : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.

  • E o que nos diz a regra do OU ?

Semelhante à regra do E, a regra do OU nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina OU um menino ?'', é de 100%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de ser menino e somar pela de ser menina, portanto : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.

  • E do que temos que saber sobre o albinismo ?

O albinismo, é uma doença de caráter autossômico recessivo, por ser uma doença de caráter recessivo, uma pessoa sem essa doença pode ser dada por 2 genótipos, são eles :

\begin{cases}Homozigoto~dominante~(AA)\\Heterozigoto~(Aa)\\\end{cases}

  • E uma pessoa albina ?

Será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (aa).

Sabendo disso, vamos resolver a questão.

Ela nos diz que Maria é normal para o albinismo. Ela é filha de pai albino, e pretende ter um filho com João, também normal para o albinismo, entretanto é filho de pai normal e mãe albina. Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade dessa criança ser menina e normal para o albinismo.

  • Vamos anotar o genótipo do casal :

\begin{cases}Maria\Longrightarrow Aa\\Jo\tilde{a}o\Longrightarrow ~~Aa\\\end{cases}

  • Mas como que nós podemos saber que esse vai ser o genótipo do casal ?

É bastante simples de chegarmos nesses genótipos, vamos utilizar o que a questão nos disse. Ela nos disse que Maria é normal para o albinismo, até aí, a questão não nos disse qual o seu genótipo, apenas que ela possui o alelo dominante ''A'' em seu genótipo, já que ela é não albina. Só que ela é filha de um pai albino (aa), e com essa informação, nós podemos concluir que Maria é heterozigota (Aa) para o albinismo, isso porque independentemente do genótipo da mãe, a filha herdou um alelo recessivo ''a'' do pai, se tornando heterozigota, vamos comprovar isso com 2 cruzamentos.

  • Sendo a mãe homozigota dominante e o pai albino :

            a           a

A          Aa        Aa

A          Aa        Aa

Perceba que 100% dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam uma pessoa não albina.

  • Sendo a mãe heterozigota e o pai albino :

            a           a

A          Aa        Aa

a          aa         aa

Desse cruzamento, nós percebemos que 50% dos genótipos são homozigotos recessivo (aa) e codificam alguém com o albinismo, e 50% dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam alguém sem a doença, e como Maria é normal, obrigatoriamente, ela vai ser heterozigota.

A mesma análise faremos com João, o pai é normal, isso significa que ele pode ser tanto homozigoto dominante (AA) quanto heterozigoto (Aa), e é filho de uma mãe que possui albinismo (aa), então como nos cruzamentos anteriores, nós descobrimos que João obrigatoriamente vai ser heterozigoto (Aa).

  • Fazendo o cruzamento entre o casal :

   

            A           a

A         AA         Aa

a          Aa        aa

A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :

1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e codificam alguém normal.

1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam alguém normal.

1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos  (aa) e codificam alguém albino.

  • Encontrando a probabilidade total :

1/2 (probabilidade de ser menina) x 3/4 (probabilidade de ser normal) = 3/8 ou 37,5%.

OBS : Alguns livros didáticos, trazem como o conceito de normal na genética como sendo aquele indivíduo que possui o alelo recessivo , entretanto, não o expressa, em outras palavras, normal seria representado pelo genótipo heterozigoto. Se por acaso, seu livro traz essa definição de normal, então a probabilidade de nascer uma menina normal seria de 1/4 ou 25%, pois existe 1/2 (50%) de probabilidade de ser menina e 1/2 (50%) de ser normal (heterozigota).

Para mais exercícios parecidos, acesse :

https://brainly.com.br/tarefa/47760578

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:

Robertin0008: duuuds?
Robertin0008: pode olhar minha pergunta?
as0790689: oi tem como vc mim ajudar com a minha tarefa
Perguntas similares